sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Diagnóstico da ANL do setor livreiro – 2012

Este estudo é o mais novo capítulo do trabalho iniciado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) em 2006, com o objetivo de traçar um panorama do setor livreiro para, assim, ser possível entender em profundidade suas características visando seu crescimento. Contou para esta edição com a GfK Brasil, uma das maiores empresas de pesquisa de mercado no mundo e com mais de 25 anos de atuação no mercado brasileiro.
A adesão do setor, com a participação ativa dos livreiros e o apoio da Diretoria da ANL, foi fundamental para o sucesso deste levantamento, o que traduz a necessidade do segmento por informações relevantes.
A edição de 2012 contou com algumas novidades como a opção de resposta por meios eletrônicos e também entrevista telefônica que foram os canais mais utilizados pelos livreiros.
“O Diagnóstico nos permite conhecer o retrato do mercado livreiro, assim como suas mudanças nos últimos anos. Sem dúvida alguma uma excelente ferramenta para este segmento literário — além dos demais públicos interessados diretamente neste setor — conheça melhor o segmento em que atua e, ainda, reconheça o benefício que ele poderá trazer para os caminhos a serem traçados por sua empresa. Onde e quando investir, por exemplo.”, avalia Ednilson Xavier.
O número de livrarias independentes continua a ser relevante para o setor, já que 66% das livrarias possuem de 1 a 2 lojas.
O gênero Religioso está cada vez mais em evidência, sendo que 76% das livrarias comercializam livros religiosos frente a 46% em 2009. Atualmente 15% das livrarias são especializadas em livros de temática católica.
A tendência de oferecer um espaço de convivência atrativo aos consumidores se reforça com a maior presença de espaços para leitura, eventos, cyber café.
Apenas 27% das livrarias comercializam conteúdo digital (e-books / áudio books / músicas e filmes para baixar). Entre aqueles que não comercializam conteúdo digital, 54% pretendem comercializar, e destes, 33% pretendem iniciar até 2013.
Leia o diagnóstico completo: http://anl.org.br/web/pdf/diagnostico_setor_livreiro_2012.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário