No dia 6 de outubro foi
realizada a primeira etapa do FESPA Brasil Fórum, em São Paulo. O evento teve
início com o diretor da FESPA Brasil, Alexandre Keese, explicando a parceria
entre APS Feiras e FESPA e o programa de reinvestimento no mercado. Keese
apresentou números do FESPA Print Census, pesquisa global realizada em parceria
com a InfoTrends e que teve expressiva participação do Brasil. Os números
exclusivos refletem as tendências vistas no atual mercado de impressão.
Os dados ilustram relevantes
tendências dentro do setor: o otimismo do mercado, em especial em relação ao
seu próprio negócio; o entendimento de que a indústria de impressão é também
uma indústria de serviços, ou seja, é preciso ir além de oferecer o produto: é
preciso oferecer soluções ao cliente; o aumento da demanda em materiais
customizados, com menores tiragens; o crescimento de segmentos como impressão
digital - em especial na área têxtil - e a sinalização digital, que pode
conviver em harmonia com sinalização impressa.
Todos as conclusões foram
baseadas em entrevistas com profissionais do setor, principalmente do Brasil;
números detalhados do FESPA Print Census foram apresentados aos participantes
na primeira etapa em São Paulo e serão novamente mostrados em todas as edições
do FESPA Brasil Fórum.
Para Alexandre Keese,
"ter a oportunidade de realizar um encontro repleto de informações como
este é muito importante para a APS e FESPA. Em São Paulo, conseguimos atingir
os objetivos ao transmitir aos empresários e profissionais de impressão um panorama
completo, com números exclusivos do mercado, além de ensinamentos de gestão e
tecnologia. Com as informações corretas, o investimento do empresário é
potencializado. Reforçamos assim o nosso compromisso com o FESPA Brasil Fórum
em reinvestir o lucro da feira em ações para agregar valor ao mercado, para que
este possa crescer de forma sustentável".
O consultor Hamilton Terni
Costa iniciou a etapa de gestão de negócios do FESPA Brasil Fórum tratando da
Gestão Inovadora da Gráfica de Comunicação Visual e o mundo novo da impressão
das coisas. Costa reforçou o conceito de
que a indústria se transformou de produto para serviços. Sendo assim, é
fundamental que o empresário tenha visão estratégica para revolucionar e
reinventar seus métodos e processos para oferecer aos clientes o melhor
resultado, com soluções que de fato se encaixem com as necessidades.
O consultor apresentou
números do mercado gráfico e detalhou que a base da gestão é formada por
pessoas, tecnologias e processos. Dentro disso, estão inseridos recursos
humanos, estrutura, materiais, produção, produtividade, finanças, custos e
formação de preços, temas detalhados durante a apresentação. Ter a correta
consciência destes itens é fundamental para a gestão empresarial de sucesso.
Para Costa, "Em um
mercado ávido por informações, buscando alternativas para novos negócios e
novos nichos, a iniciativa da FESPA na realização do Brasil Fórum é excelente e
muito oportuna. Passando por diferentes cidades, propiciando interação e
diálogo com os participantes, o fórum estimula o desenvolvimento de um mercado
que já é surpreendente e crescente em nível mundial".
A palestra, que também
abordou temas como web-to-print, sustentabilidade, a diversidade de
possibilidades da impressão no mundo atual, os novos mercados da impressão e
seus desafios, será novamente ministrada nas outras cidades do FESPA Brasil
Fórum.
No período da tarde, teve
início no FESPA Brasil Fórum o programa de tecnologia com Alexandre Keese, um
dos grandes especialistas em Adobe Photoshop da América Latina e Adobe
Certified Expert. Uma oportunidade exclusiva de aprender gratuitamente
conceitos e técnicas com um profissional de enorme renome dentro do mercado.
Keese destacou em sua
apresentação temas de extrema relevância e que fazem parte da rotina do
profissional que trabalha com impressão, com dicas para agilizar o fluxo de
trabalho, otimizar a pré-impressão e diminuir a quantidade de erros e
retrabalhos, reduzindo tempo e custos de produção.
O especialista abordou temas
como resolução do arquivo, formatos, interpolação, o poder de tratamento do
Photoshop e de seu plugin Camera RAW, exportação e fechamento de arquivos da
maneira correta, evitando assim dores de cabeça com diferenças de cor e
formato. Foi apresentada uma ampla explanação sobre cores, luminosidade,
saturação e como o entendimento destes conceitos pode transformar os trabalhos.
O mesmo vale para a valiosa explicação sobre fontes, sua infinidade de opções e
como trabalhar com criatividade para inovar nos projetos.
Durante sua apresentação,
Keese ressaltou a importância do planejamento como elemento fundamental para o
sucesso do projeto. Para atingir este resultado, é imprescindível o
conhecimento do processo e de todas as etapas da produção. Diversos aplicativos
foram usados pelo profissional de impressão durante a palestra, que agradou os
participantes e abriu novos horizontes para o fluxo de trabalho eficiente.
Alexandre Keese estará presente em todas as cidades do FESPA Brasil Fórum para
uma grande aula.
O retorno da primeira etapa
do FESPA Brasil Fórum, em São Paulo, contou com um saldo muito positivo. Os
presentes no Senai Barueri relataram a oportunidade única que tiveram em
aprender, em um dia, um material essencial sobre gestão e tecnologia, abraçando
assim todos os processos empresariais e dando a oportunidade especial de
adquirir novos e modernos conceitos. Foi possível ainda ao participante
conversar com outros profissionais do setor para trocar experiências e até
iniciar parcerias de negócio.
Para Bruno Cialone, da ABTG
(Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), "é preciso que ocorram
muitas outras iniciativas como o FESPA Brasil Fórum. Foram apresentados dados
estatísticos importantes de pesquisas, algo que sentimos falta no Brasil".
Bruno destacou ser essencial que o empresário gráfico saiba sobre gestão de
empresa e tecnologia, para que seus equipamentos sejam usados em toda sua
capacidade e criatividade. Para ele, as companhias gráficas precisam ser parte
do resultado do cliente, uma verdadeira provedora de soluções.
O empresário Ruy Massakazu
Yamanaka, de São Bernardo do Campo (SP), ressaltou o quão útil é o conhecimento
em tempos difíceis: "No momento pelo qual estamos passando, é preciso
justamente ir atrás de novos mercados dentro da comunicação visual e alcançar outras
possibilidades, também reforçando o conhecimento no mercado em que se atua. O
evento ajudou nesse sentido".
João Fabiano Marques, de São
Paulo (SP), atua no campo de comunicação visual e considerou a iniciativa muito
produtiva: "Para quem trabalha no segmento, é muito importante ter acesso
às estatísticas, pois faz a diferença na hora de planejamento e tomada de
decisões. Este equilíbrio de teoria e técnica do FESPA Brasil Fórum é muito
bom, e a iniciativa da FESPA em promover encontros fora dos dias da feira
mostra seu comprometimento com os profissionais e com o mercado".
Leopoldo Pereira Guarnieri,
empresário da indústria gráfica de Itu (SP), "o evento é muito
interessante porque é sempre positivo discutir tendências e novidades,
abordando dificuldades que todos temos em nossa rotina de trabalho. É bom para
o negócio que o empresário saiba olhar com consciência em tudo que está em sua
volta para tomar decisões acertadas. E o FESPA Brasil Fórum trouxe esta
oportunidade".
Louis Mituru Yuba, empresário,
ressalta que o aumento do conhecimento colabora na execução do trabalho:
"Temos que fazer muitos eventos como este no Brasil. É possível inspirar
os profissionais"; Louis também destaca que é preciso visualizar os novos
horizontes, e as palestras do FESPA Brasil Fórum ajudam nesta propagação, em
especial para que o profissional entenda a cultura em que está inserido e os
nichos de mercado que estão presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário