A Suzano Papel e Celulose e
o Rabobank firmaram uma parceria para a criação de um Fundo de Investimento em
Direitos Creditórios (FIDC) que garantirá oferta adicional de crédito a
clientes da fabricante de papel e celulose no valor de até R$ 100 milhões. A
partir dessa operação, a Suzano se torna a primeira empresa brasileira do setor
de papel e celulose a viabilizar uma nova linha de crédito, nesses moldes, para
clientes com atuação no mercado nacional.
A decisão da Suzano de
estruturar um FIDC para ajudar nos negócios de seus clientes representa mais
uma etapa do trabalho de aproximação com uma base de parceiros cada vez mais
ampla e diversificada. O modelo de negócio adotado pela Suzano Papel e Celulose
a partir de 2015 (Programa Suzano Mais) tem como objetivo a venda direta para
os clientes do mercado brasileiro, oferecendo melhor nível de serviço, maior
disponibilidade de produtos e maior agilidade no tempo de atendimento. Desde
então, a base de clientes da empresa cresceu exponencialmente e hoje já supera
35.000 clientes entre gráficas, editoras, papelarias, copiadoras e clientes do
segmento corporativo que hoje compram o papel A4 direto da Suzano.
“Entendemos que o cenário
macroeconômico possa ser desafiador para algumas empresas, por isso buscamos
uma alternativa de estreitar ainda mais nossa relação com uma parte de nossos
clientes e apoiá-los em eventuais necessidades. Dessa forma, a Suzano oferece
uma alternativa para ampliar a disponibilidade de recursos”, afirma Leonardo
Grimaldi, diretor de Operações Comerciais da Unidade Papel da Suzano.
Marcelo Bacci, diretor
Executivo de Finanças e Relações com Investidores da Suzano Papel e Celulose,
destaca que a liberação de crédito por parte do FIDC não implicará em qualquer
mudança de procedimento a ser adotado por parte dos clientes da Suzano.
“Simplesmente notamos que a oferta de crédito era uma questão de limitação aos
planos desses nossos parceiros, por isso o FIDC foi estruturado. E, desde seu
início, já é pensado mediante a possibilidade de o volume de recursos ser
ampliado oportunamente”, revela Bacci.
A parceria, além de garantir
maior volume de crédito para os clientes da Suzano, também representa o
aperfeiçoamento do sistema de análise de crédito e perfil da carteira de
clientes da Suzano, um ganho oriundo das características da estrutura da
operação introduzida por parte do Rabobank. A elaboração de um mapeamento mais
amplo é uma das etapas necessárias para que sejam definidos quais
pré-requisitos o cliente precisará atender para ter seu crédito aprovado pelo
FIDC.
“Como banco focado no
agronegócio, o Rabobank conhece profundamente a natureza cíclica dessa cadeia e
oferece soluções financeiras customizadas de longo prazo. A operação com a
Suzano reforça o compromisso do banco de trabalhar sempre lado a lado com os
clientes e seus respectivos ecossistemas”, destaca Ricardo Brito, gerente
executivo de operações estruturadas do Rabobank Brasil.
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