O fechamento do segundo
período* de 2018 para o mercado livreiro confirmou a boa campanha de vendas de
volta às aulas e manteve importante avanço em comparação ao ano anterior.
As vendas em volume
cresceram 4,73%, enquanto o faturamento continuou na casa dos dois dígitos, com
10,42%. Esse intervalo também foi marcado pela forte presença dos produtos de
volta às aulas, inclusive universitários, com preços mais altos e descontos
menores.
No acumulado do ano, o
mercado totalizou um aumento de 4,45% das vendas em exemplares, com faturamento
12,32% maior.
Tendo em vista que a
inflação em 12 meses foi de 2,84%, a perspectiva é de um ano de recuperação
gradativa, de acordo com Ismael Borges, líder da Nielsen Bookscan Brasil.
“Chama a atenção a combinação de preço médio mais alto associado a um nível de
desconto baixo, inclusive para o período. Uma boa fórmula para garantir um
melhor faturamento”, comenta.
Esses são alguns dos dados
do 2º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2018, apresentados pelo
Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm
como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das
principais livrarias e supermercados no país.
* T. Mercado – Período 02:
2017 (30/01 a 26/02/2017) x 2018 (29/01 a 25/02/2017)
** T. Mercado – Acumulado
WK01 / WK08: 2017 (02/01 a 26/02/2017) x 2018 (01/01 a 25/02/2017)
Fonte: Nielsen | Nielsen
BookSca - Publicado por Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL)
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