A Henkel informa que suas vendas
no primeiro trimestre de 2018 alcançaram 4.835 milhões de euros. Organicamente,
excluindo o impacto do câmbio e de aquisições e desinvestimentos, as vendas
mostraram um aumento de 1,1%. Os efeitos negativos do câmbio tiveram um impacto
de 8,6% sobre as vendas. A contribuição proveniente de aquisições e
desinvestimentos alcançou 3%. Nominalmente, as vendas recuaram 4,5%, comparado
ao mesmo período do ano anterior.
A unidade de negócios de
Adhesive Technologies apresentou um forte crescimento orgânico das vendas de
4,7%. “A Henkel teve um desempenho positivo no primeiro trimestre de 2018
apesar das dificuldades nas entregas nos negócios de consumo na América do
Norte. Crescemos organicamente em vendas e melhoramos ainda mais a margem EBIT
ajustada. Melhoramos os ganhos por ação preferencial apesar dos efeitos
negativos do câmbio. Com base nesse resultado, confirmamos nossa diretriz para
o ano fiscal de 2018. Estamos comprometidos a seguir com nosso crescimento
sustentável”, afirma Hans Van Bylen, CEO da Henkel.
“No primeiro trimestre, nos
deparamos com efeitos do câmbio excepcionalmente negativos, os quais impactaram
nossas vendas em 8,6%, ou cerca de 440 milhões de euros. Nosso lucro
operacional e ganhos por ação também se viram afetados pelo desempenho adverso
no câmbio”, explicou Hans Van Bylen.
“Em nosso negócio de
adesivos, tivemos um crescimento orgânico muito forte. Por outro lado, as
vendas nas unidades de negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care
estiveram abaixo do nível do ano anterior, principalmente devido às
dificuldades nas entregas nos negócios de consumo na América do Norte, que
reportamos em março”, disse Hans Van Bylen. “Estamos normalizando os níveis do
serviço ao longo do segundo trimestre”.
A expectativa ao longo do
ano é que o mercado se mantenha volátil e incerto. As flutuações significativas
no câmbio devem continuar. A tendência é que o dólar americano siga se
desvalorizando em relação ao euro na comparação ao ano fiscal de 2017, e algumas
moedas relevantes nos mercados emergentes também seguirão a tendência de
desvalorização. Além disso, a Henkel espera que os preços das matérias-primas e
embalagens continuem subindo em comparação ao ano passado.
Para o ano fiscal de 2018, a
Henkel confirmou a última diretriz de março de 2018. A Henkel espera gerar um
crescimento orgânico das vendas entre 2% e 4%, com Adhesive Technologies e
Laundry & Home Care crescendo nesse patamar e Beauty Care entre 0% e 2%.
Para o rendimento ajustado das vendas, a Henkel antecipa um aumento de 17,5%
com contribuição de todas as unidades de negócios. Refletindo a incerteza nos
mercados cambiais, especialmente a tendência do dólar americano, a Henkel
espera um aumento em ganhos por ação preferencial em euros entre 5% e 8%.
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