O objetivo do encontro foi mostrar aos empresários, de
acordo com seu perfil de negócio, as possibilidades de inovação que permitem
explorar novos mercados e otimizar a utilização das tecnologias já existentes
na gráfica.
No mês de junho, a
Heidelberg reuniu clientes de diferentes regiões do Brasil em sua matriz, em
Santana de Parnaíba, para o “TechDay X”. Com o conceito “Para virar o jogo,
pense fora caixa”, o evento contou com as palestras “Desenvolvimento de
embalagens para o mercado promocional”, “Automação de workflow e gerenciamento
de cores” e “Oportunidades em impressão digital”.
“É nossa missão estar perto
dos clientes, compartilhando práticas e modelos de gestão que, de fato, estão
fazendo a diferença no mercado neste momento de grandes desafios. Com a
instalação do show room em nossa sede, ganhamos sinergia e um local
aconchegante para realizar novos eventos como este, abordando os grandes temas
e tendências da indústria”, afirma Magno Santos, gerente sênior da Heidelberg.
O grupo visitou a Gráfica
Revelação, na Zona Norte de São Paulo, que no último ano automatizou diversos
processos com investimentos em pré-impressão, impressão offset, impressão
digital e softwares. “Este upgrade no parque gráfico foi um passo muito
importante para que conseguíssemos garantir a competitividade com melhores
prazos de entrega, qualidade e flexibilidade”, conta o proprietário André Jorge
Calil.
O primeiro passo foi a
instalação, em novembro de 2014, de um CtP Suprasseter A75 com ATL (Auto Top
Loader), para o carregamento, gravação e furação precisa de chapas de forma
automática. O CtP está conectado à impressão através do software Prinect, que
oferece recursos como Preflight (para verificação e correção dos arquivos),
gerenciamento de cores e trapping.
Para a área de impressão
offset a gráfica adquiriu, no início de junho, uma Speedmaster XL 75 5+L -
plataforma de peak performance que combina funções diferenciadas para atender
ao mercado promocional e de embalagens e conta com os mais modernos itens de
automação, como sistema de troca simultânea de chapas Auto Plate Pro e lavagem
de blanquetas, alimentador Presset Plus, console central Prinect Press Center,
sistema de orientação Intellstart, entre outros. De acordo com a Heidelberg, as
trocas de trabalho são realizadas em aproximadamente cinco minutos e a produção
é de até 18 mil folhas por hora – mesmo em substratos mais densos, como o papel
cartão.
Para atender a demanda por baixas
tiragens a gráfica optou pela impressora digital Linoprint C751, também
integrada à pré-impressão e à impressão offset através do fluxo de trabalho
Prinect, que calcula instantaneamente qual equipamento deve ser utilizado a
cada novo trabalho, considerando a quantidade, os custos e o tempo de produção.
Para José Luis Gutiérrez,
presidente da Heidelberg do Brasil, tanto as palestras quanto a visita à
Gráfica Revelação agregaram conhecimentos que orientarão os clientes na tomada
de decisões para o futuro de seus negócios. “Além de esclarecer dúvidas
técnicas sobre os equipamentos, mostramos que investimentos estratégicos são
essenciais para a redução de custos”, diz ele.
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