‘Alavanque sua empresa em
tempos de turbulência’ concentra soluções para tirar o negócio do vermelho e
mostra quais pontos merecem mais atenção
O material está disponível no link sebr.ae/sp/turbulencia para download gratuito. Basta inserir o CNPJ para baixar o conteúdo.
Com informações valiosas
para aqueles que precisam superar o momento pelo qual atravessa a economia
brasileira, o Sebrae-SP lança a cartilha “Alavanque sua empresa em tempos de
turbulência”. Elaborada por especialistas, traz orientações para ajudar o empreendedor
a escolher a melhor estratégia para enfrentar a crise e reduzir custos sem
perder qualidade, exemplificando quais pontos devem ser levados em consideração
para que o empresário melhore a situação do seu negócio.
“É o momento de aprimorar a
capacidade de gerir a empresa, de administrá-la, controlar quanto custa o
produto e melhorar o serviço. Quem está no controle precisa ter senso de
oportunidade e visão. Afinal, é quem vai apontar o rumo a ser tomado, agindo
como verdadeiro empresário e não como dono do negócio apenas”, afirma o
diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
De acordo com os
especialistas que elaboraram o conteúdo, a falta de dinheiro na empresa pode
ser resultado de várias ações equivocadas, como excesso de compras, venda de
produtos a preços que não cobrem os gastos e retirada dos sócios acima daquilo
que a empresa pode pagar. Essas e outas dúvidas podem ser esclarecidas por meio
de uma rotina capaz de diagnosticar as razões. “Existem controles – como de
caixa e bancos, contas a pagar, a receber e controle de estoque – que ajudam no
acompanhamento da movimentação financeira da empresa”, destaca o diretor.
A cartilha ainda ensina ao
empresário o que deve ser considerado na renegociação com fornecedores, dívidas
com bancos, compromissos de curto prazo que devem ser priorizados e, também,
sobre quando recorrer a empréstimos bancários para retomar os negócios. Nessa
hora, por exemplo, é importante mostrar aos credores que sua empresa ainda é
viável, demonstrando frieza sem ser intransigente.
Oportunidades
Aliada a eficientes
planejamento, investimento, análise de oportunidades e do relacionamento com
clientes e colaboradores, o material também dá destaque para temas, como fazer
com que o cliente compre mais mesmo em tempos de baixa, motivação de
funcionários para vender mais e como tirar melhor proveito da comunicação
promocional.
“A cartilha vai ajudar o
empresário a listar as atividades que deverão ser feitas para superar a crise:
quais as ações imediatas, os objetivos a serem alcançados, os benefícios para a
empresa, os responsáveis para que eles aconteçam, o prazo da atividade e como
analisar os resultados. É preciso agir, a prevenção é sempre o melhor remédio,
e se faz com a vacina chamada boa gestão”, enfatiza Caetano.
O material está disponível
no link sebr.ae/sp/turbulencia para download gratuito. Basta inserir o CNPJ
para baixar o conteúdo.
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