segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Analfabetismo e ajuste fiscal – Por Fabio Arruda Mortara*

No Brasil, há 14 milhões de analfabetos absolutos e cerca de 35 milhões de analfabetos funcionais (20,3% dos habitantes/IBGE 2012). Estes, para o IBOPE (2005), são 68%. Ante tais estatísticas, é uma afronta o corte de R$ 9,5 bilhões no orçamento do Ministério da Educação em 2015. Para o ajuste fiscal, há despesas supérfluas e de custeio que podem ser extintas, como os milhares de cargos preenchidos por apaniguados políticos.

O corte de verbas do MEC é prejudicial às metas qualitativas. O mesmo se aplica a estados e municípios. O governo paulista, por exemplo, acaba de cancelar a compra de 18 milhões de livros para alunos e professores. Ademais, há programas federais, como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que simplesmente não serão realizados em 2105.

Para a indústria gráfica, que pioneiramente defendeu a destinação de 10% do PIB ao ensino, é preocupante assistir a esses retrocessos. Realizamos no Brasil, desde 2014, a campanha Two Sides, que conta com 42 entidades signatárias, as quais congregam 80 mil empresas, geradoras de 615 mil empregos diretos e faturamento anual de US$ 40 bilhões. 

É um trabalho voltado ao esclarecimento das virtudes e importância da comunicação impressa.

O propósito de Two Sides é demonstrar o caráter sustentável da comunicação impressa e o seu significado para a sociedade. E estamos obtendo sucesso nesses objetivos. Contudo, nenhuma mídia, impressa ou eletrônica, será plenamente sustentável enquanto persistir grau elevado de analfabetismo, inclusive o funcional. Assim, é importante que as autoridades reflitam se há algum sentido em continuar tirando verbas da educação.

*Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP), coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem) da Fiesp, presidente da Confederação Latino-americana da Indústria Gráfica e country manager da Two Sides Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário