The Famous Grouse: na Escócia há mais de 30 anos.
Engarrafado pela primeira vez em 1896, é consagrado por combinar alguns dos
melhores maltes do mundo, o que o tornou fornecedor oficial da Coroa Britânica.
Para celebrar essa história e acompanhar as transformações do mercado,
recentemente a marca repaginou sua identidade visual, onde as cores roxas e
vermelhas passaram a ser predominantes, além da utilização de novos símbolos
como a pena modernizada
O cartucho acondiciona uma
garrafa do Whisky The Famous Grouse e um copo de vidro “on-the-rocks”, como
brinde. Por isso, era fundamental uma embalagem que garantisse segurança na
estrutura e resistência na disposição do produto no PDV. O pack recebeu um
berço com reforço, que proporcionou total estabilidade para o copo, além de uma
janela aberta onde o consumidor poderá tocar, sem que o mesmo seja violado.
No Brasil, o design foi
feito a quatro mãos, envolvendo Mauricio Leme, gerente da Marca na Aurora Fine
Brands, importadora oficial do The Famous Grouse e a agência Tupi Comunicação,
que aplicou a nova identidade visual, combinando tradição e modernidade. Já
para a estrutura, a empresa contou com o desenvolvimento da Congraf Embalagens.
“Partimos de um desenho de
berço e posição do copo desenhado pelo global e o Brasil seria responsável por
todo o novo desenho. Mais do que tudo, a Congraf rapidamente entendeu a
proposta e em momento algum tentou alterá-la, mas sim, se prontificou a
viabilizá-la. Nos primeiros mock-ups já encontramos a solução rapidamente. A
empresa também nos deu opções de papéis que atendessem bem ao projeto, além de
não medir esforços para respeitar o budget sem sacrificar recursos gráficos.
Posso dizer que certamente atingimos nossos objetivos”, considera Leme.
A embalagem foi impressa em
6 cores e para o acabamento premium também foram utilizados relevo seco, verniz
UV High-Gloss localizado e verniz de proteção. “Importante ressaltar nesse
projeto o acabamento empastado com cartão duplex 260+240g acoplados um ao
outro, que permite uma embalagem mais rígida, embora sofisticada. Essa técnica
de empastamento é um recurso conhecido, porém pouco aplicado no mercado gráfico
devido sua alta complexidade que exige tanto de equipamentos adequados quanto
de mão-de-obra altamente qualificada. Entretanto, a Congraf se destaca no setor
por possuir totais condições para produzir esse tipo de embalagem exclusiva”,
explica Cesar Costa, designer de Embalagens da Congraf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário