Evento
conduzido pela HP, em Israel, mescla, de forma ímpar, a miríade real de
produtos digitais e a atmosfera envolvente do Oriente Médio
Por Fábio
Sabbag, editor da GRAPHPRINT, que viajou a convite da HP
Fazer uma viagem para qualquer lugar do mundo já instiga
a buscar todas as informações que cercam o local escolhido. Desta vez, o
destino da GRAPHPRINT foi a Terra Santa de 6 a 9 de julho em Telaviv. A convite
da HP, viajamos para Israel com o objetivo de participar do Vip Tour, evento
que visa demonstrar as reais aplicações e serviços do portfólio HP. Numa rápida
opinião, podemos considerar que o resultado foi um saboroso exercício de
amplitude de conhecimento cultural e gráfico, fundamentado na impressão digital
e todas as portas de produção que se abrem por meio dos equipamentos Indigo.
“Nossa turma”, composta por empresários gráficos de
diversas partes do mundo, pôde enfim conhecer as entranhas produtivas da HP que
abriu sua fábrica em Kiryat Gat para mostrar a criação que preenche a atmosfera
de produção. Nota-se entre os corredores o compromisso da HP com a
responsabilidade ambiental: a fábrica foi considerada como o primeiro edifício
industrial em Israel e a primeira de produtos da marca no mundo a atender as
normas de Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).
Em sua sede em Israel, tivemos a sensação de que a HP tem
o prazer de expor todas as plataformas já desenvolvidas, imprimindo nas paredes
suas trajetórias e conquistas. Outro detalhe que chamou a atenção foi a
preocupação do colaborador da HP Indigo com o que vem sendo criado e o que, por
caminhos inexplorados, circunda o meio gráfico.
Definitivamente, as pessoas que
compõem o cenário produtivo da fábrica estão com seus radares direcionados às
mídias e aos objetos que podem ser impressos ou até mesmo existentes na forma
mais palpável possível. Eis então a impressão 3D também.
Ao unir o Vip Tour a um país rico em cultura e belo por
ordem suprema, a HP Indigo fez brilhar sua face contemporânea: a concentração
de negócios da companhia não se baseia na venda do equipamento ou insumo e
ponto final. É parte, sim, da relação com o empresário concretizar a venda dos
modelos 10000, 20000 ou 30000, por exemplo, mas também cabe à empresa
investigar os atalhos para a criação de demanda. Há ainda o caminho da
agregação de softwares que conseguem, de forma pragmática, apresentar uma
Tecnologia da Informação dentro da impressora sem a necessidade de pensar em
detalhes que fogem, por vezes, ao conhecimento do profissional do meio. Como
resultado, pensemos em uma máquina ativa na questão de softwares.
Luca Cialone (foto), diretor-geral para a área de impressão digital gráfica HP Indigo e Inkjet:
“Trouxemos os clientes para conhecerem todas as tecnologias que a HP Indigo tem disponível e, com isso, abrir o mundo de oportunidade que temos condições de oferecer. Conseguimos mostrar o nível de investimento que a HP tem em sua fábrica para que todos entendam que a empresa está focada e pronta para investir nos negócios de impressão digital. Ao participar de um evento assim, nosso objetivo não é mostrar somente o hardware, mas também as reais aplicações e serviços que hoje diferenciam determinado provedor do seu concorrente. E, com certeza, Israel ajuda muito, pois tem charme cultural bastante importante. A viagem consegue estreitar relacionamentos.”
Coube então à anfitriã do evento a tarefa de semear seus
pensamentos em prol do setor gráfico que, queira ou não, vai ter de assentar
seu conhecimento no ambiente digital. Ou escrevendo, na impressão digital. É justamente nisso que a HP Indigo aposta sua
essência: a empresa tem bem definido que não se trata de uma questão de troca
de tecnologia ou substituição da impressão analógica. O mundo da impressão
digital tem condição produtiva para formar sua própria identidade, sem
vislumbrar queda e muito menos quebra de outros meios.
Para corroborar esse pensamento plural onde softwares e
hardwares trabalham em sinergia e os insumos são produzidos dentro de casa, a
HP levou seus convidados para desfrutar de passeios inesquecíveis e jantares com
aromas que aguçaram todos os sentidos, além, claro, de visitar as gráficas
israelenses que estão produzindo impressos diferenciados, como manda o novo
figurino da demanda.
De acordo com Luca Cialone, diretor-geral para a área de
impressão digital gráfica HP Indigo e Inkjet, a empresa alcançou nesse primeiro
semestre de seu ano fiscal crescimento de dois dígitos: “Era o esperado e
estamos seguindo no Brasil uma tendência mundial de crescimento. Entendemos que
ainda há muita oportunidade, como, por exemplo, no mercado de embalagens, onde
a quantidade de páginas impressas digitais ainda representa muito pouco em
relação à impressão convencional.”
Uma das equipes de convidadas, evento fora dividido por segmentos de atuação, desfruta de um passeio presenteado por mais um lindo dia de sol
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Leia matéria completa na edição de agosto da Revista GRAPHPRINT
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