quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Um “think tank” para discutir políticas de desenvolvimento

Foi anunciada, em São Paulo, a criação de um novo locus de discussão que, sob o título de “Grupo Reindustrialização”, tem o objetivo de reunir renomados especialistas na área econômica para discutir o desenvolvimento do país. O núcleo inicial, que conta com 13 participantes, pretende, à medida que os trabalhos evoluírem, convidar outras pessoas que possam trazer contribuições para os debates.

Esse grupo foi idealizado para atuar como um “think tank” com dois objetivos básicos: Oferecer alternativas para o desenvolvimento equilibrado do país e ocupar espaço entre os formadores de opinião com propostas relacionadas a políticas públicas que possibilitem a retomada e a sustentação do crescimento econômico.

Para tanto, o GR tem como pauta em suas reuniões mensais a apresentação de trabalhos e a realização de debates com o intuito de chegar a consensos que deverão ser traduzidos em artigos e documentos a serem divulgados, por meio da mídia e em coletivas, além de publicá-los em site institucional.

A proposta é limitar o núcleo inicial até 15 membros, mas convidar, de vez em vez, especialistas que possam contribuir para as discussões de temas específicos, sempre ligados ao objetivo de contribuir para políticas de desenvolvimento. O tema da reindustrialização do Brasil é central para o grupo em função da capacidade da indústria de difundir tecnologia, gerar bens com maior valor agregado e elevar a produtividade de toda a economia, possibilitando a retomada do crescimento sustentado.


Integram o Grupo Reindustrialização que é coordenado por Yoshiaki Nakano e Mario Bernardini, os seguintes membros em ordem alfabética: Antonio Corrêa de Lacerda, Clemente Ganz, Edgard Antonio Pereira, Fernando Monteiro Rugitsky, Francisco Eduardo Pires de Souza, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria Cristina Zanella, Mauro Arruda, Nelson Marconi e Pedro Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário