Foi lançada nesta
segunda-feira (25 de julho), em São Paulo, a cartilha Vote no Impresso, que
detalha as novas regras para as campanhas, mostra o que pode ou não ser feito
no marketing dos candidatos e apresenta as possibilidades e soluções da
comunicação gráfica para a propaganda eleitoral.
A publicação, dirigida aos
partidos, seus diretórios e candidatos, profissionais de comunicação e
marketing da área política e jornalistas que cobrem o setor, foi produzida pela
Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional). Um de seus
principais propósitos, além de contribuir para o atendimento correto às novas
regras da campanha, é promover a comunicação impressa num ano em que, devido às
mudanças na legislação eleitoral, esse formato ganha mais importância como
mídia de interação com o eleitorado.
“Estudos e pesquisas
nacionais e internacionais atestam que a palavra impressa tem maior poder de
fixação e assimilação por parte do público e, além disso, conota mais
credibilidade e seriedade”, salienta Levi Ceregato, presidente da entidade,
acrescentando: “Esses são atributos importantes numa eleição cuja campanha terá
menos tempo de duração e mais limitações na comunicação, dificultando a fixação
das mensagens por meio das mídias eletrônicas, rádio e TV”.
Na campanha de 2016 em
particular, pondera Levi Ceregato, a comunicação terá especial significado,
pois os casos de corrupção envolvendo o setor público, o processo de
impeachment e a Operação Lava Jato despertaram imensa atenção da opinião
pública para a questão política, que se tornou tema diário e relevante em todos
os segmentos da população. “A cartilha é apartidária e eminentemente técnica,
focada em orientar políticos, assessores, candidatos e agências de propaganda a
dialogar com eficácia com a sociedade, por meio da comunicação impressa
utilizada em campanhas eleitorais, como santinhos e adesivos”, salienta o
presidente da Abigraf Nacional.
A cartilha aborda o
planejamento estratégico da campanha eleitoral, slogan e regras para a produção
dos materiais impressos, dentre outros temas. Em São Paulo, serão distribuídos
três mil exemplares. As regionais da Abigraf também receberam a cartilha, com a
orientação para que divulguem o material em seus estados. Diversas gráficas já
estão imprimindo o material e distribuindo em suas regiões. A Abigraf estima
que serão produzidas e distribuídas em todo o país mais de 45 mil
cartilhas.
“Esse trabalho é reflexo da
nossa política de atuação, fomentando negócios para o setor gráfico a partir de
uma legislação que beneficia o candidato, nosso setor e a sociedade”, comenta
Sidney Anversa Victor, presidente da Abigraf Regional São Paulo. “Esperamos que
as gráficas trabalhem a todo vapor nessa campanha eleitoral. E a cartilha Vote
no Impresso deverá contribuir para isso”, diz Ceregato.
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