Pela primeira vez desde que
se estabeleceu no Brasil, o FSC vai falar diretamente com os consumidores
finais. Durante um mês a partir do dia 30 de setembro, nas estações Paraíso,
Vila Madalena e Consolação do Metrô de São Paulo, uma nova campanha revelará em
cartazes criativos e painéis dupla face que não é preciso abandonar a cidade
grande e se embrenhar no mato para salvar a floresta. Cuidar das nossas matas é
muito mais fácil do que isso!
O FSC, ou Conselho de Manejo
Florestal, em português, é uma ONG internacional, que há mais de 20 anos
promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo por meio de um
rigoroso sistema de boas práticas. Você fatalmente já viu por ai a árvore verde
que identifica a marca, mas talvez não imagine o tanto de história que tem por
trás dela. “E para contar tudo isso, já temos, inclusive, uma campanha maior em
fase de captação de recursos”, diz Aline Tristão, diretora executiva do FSC
Brasil. “Este é só o começo de uma longa e imprescindível conversa”, comenta.
E, por hora, o papo rola também nas redes sociais.
Entre as empresas do setor
florestal, a certificação FSC já é bastante conhecida. Para se ter uma ideia,
dos quase 8 milhões de hectares de florestas plantadas no Brasil, mais de 5
milhões são certificados FSC. Mais de 90% dos fabricantes de papel e celulose
que atuam no país apresentam certificação. Só que entre os consumidores finais,
a marca ainda é uma incógnita.
Mas a partir de agora,
deixará de ser. "O objetivo da comunicação é mostrar que você pode usar o
selo FSC como uma ferramenta para agir verde”, diz Willer Velloso, diretor de
planejamento da Giacometti, agência responsável pela campanha. Ao comprar um
produto certificado FSC, tem-se a certeza, por exemplo, de que não houve
desmatamento ilegal nem uso de trabalho escravo ou infantil; que o solo e a água
não foram contaminados e que as comunidades do entorno foram respeitadas.
“Quando as pessoas se dão conta disso, o selo passa a ter significado e
importância e esse é um diferencial estratégico que agrega valor às marcas
certificadas", completa o publicitário.
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