Em sua palestra, na manhã
desta terça-feira (4 de outubro), no 2º Summit de Comunicação, em São Paulo,
Walter Longo salientou que as mídias eletrônicas não devem ser vistas como
antagonistas, mas sim como adicionais à comunicação impressa. No jornalismo, a
informação digital deve primar pelo imediatismo, noticiando o “quê” e o
“quando”; a impressa precisa focar o “porquê” e o “como”, desenvolvendo o tema
para o aprofundamento do leitor.
O presidente do Grupo Abril
lembrou que os blogs e as redes sociais marcaram o advento da “cultura
autoral”, transformando jornalistas e não jornalistas em protagonistas da
comunicação. Para fazer frente a essa tendência, as revistas e jornais estão
investindo no protagonismo de seus jornalistas, enfatizando a autoria de seus
textos e editoriais e os colocando nas chamadas de capa de matérias importantes.
Walter Longo também
salientou a importância de as empresas criarem seu marketplace digital. Essa
ferramenta de e-commerce permite, por exemplo, que os leitores de revistas e
jornais comprem produtos que veem nas versões impressas e digitais dos veículos
de comunicação. Isso também evidencia como é possível e necessária a integração
do digital e do impresso.
Com o tema “A Comunicação
impressa é surpreendente desde sempre”, o 2º Summit de Comunicação reuniu no
dia 4 de outubro, no Hotel Pullman, Vila Olímpia, em São Paulo, agências de
publicidade, clientes e veículos de mídia para disseminar informações,
tendências, cases de criações gráficas inovadoras e vencedoras, mostrando a
importância do impresso para o jornalismo, o marketing e a propaganda.
O evento, patrocinado pelo
Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP), com
apoio da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF-SP) e ABIGRAF
Nacional, foi concebido para as áreas de criação, mídia, produção gráfica de agências
de publicidade e profissionais de marketing.
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