segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Prêmio Werner Klatt é remodelado e debate realidade aumentada no setor gráfico



Quinze anos após sua criação, o Prêmio Werner Klatt é remodelado. Com a missão de eleger as melhores empresas gráficas do estado do Rio de Janeiro, o prêmio passa a ser bienal, ocorrendo nos anos ímpares. Nos pares, serão realizadas palestras relevantes para essa indústria.

Em 30 de novembro foi celebrado os 15 anos do prêmio com a palestra de Marcelo Rodiño, diretor de Criação da Flex Interativa, que falou sobre sua experiência com realidade aumentada para o setor. Na ocasião, foi lançado o Regulamento 2019. “Temos muito orgulho em apoiar essa iniciativa, que estimula uma competição saudável e uma corrida para a inovação”, pontuou Ricardo Maia, vice-presidente da Firjan.

Rodiño é especialista em experiência digital através da realidade aumentada, virtual e mista. Ele participou, junto com seu sócio, Fernando Godoy, da segunda temporada do programa Shark Tank Brasil, recebendo propostas de quatro investidores, o que possibilitou o processo de internacionalização da Flex Interativa.

“Essas tecnologias estão revolucionando a nossa forma de comunicar, interagir, consumir, aprender e entreter. Ou seja, estão surgindo novas formas de fazer negócios”, contou.
De acordo com ele, é possível unir peças impressas gráficas à tecnologia de realidade aumentada (universo virtual dentro do mundo real), criando experiências únicas para o usuário. Alguns exemplos citados por ele são jogos infantis, rótulos de cervejas e até mesmo eventos em shoppings. “Fizemos rótulos interativos na Cerveja Leuven. Ao usar o aplicativo de realidade aumentada instalado no celular, o consumidor verá os personagens se mexendo em torno da bebida”, exemplificou Rodiño. “As possibilidades são muitas”.

O prêmio foi criado, em memória ao gráfico carioca Werner Klatt, pelo presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro (Sigraf), Carlos Di Giorgio, em parceria com a Firjan SENAI. A competição tem o propósito de destacar as melhores empresas do ramo, ancorada em valores éticos e em pilares técnicos e tecnológicos que sustentam o setor.

“O prêmio é uma iniciativa do Sigraf para todas as indústrias gráficas fluminenses. É uma ação que vem há anos fortalecendo nosso setor, estimulando a cadeia produtiva e a inovação”, disse Di Giorgio.

Durante a comemoração de 15 anos do Werner Klatt, foi lançado o Regulamento da competição para 2019. Poderão participar do 16º Prêmio de Excelência Gráfica, as empresas do ramo, gráficas e editoras – que produzam materiais impressos – e estudantes comprovadamente matriculados em instituições de nível técnico ou superior relacionadas ao segmento. As peças devem ser produzidas por meio dos processos de impressão offset, digital, serigrafia ou impressos híbridos. Caso contrário, serão desclassificadas.
Carla Geraldo, especialista da Firjan SENAI, explica que os grupos foram reduzidos para seis (de A a F), com 46 categorias. “Um dos pontos de destaque é o Grupo A, na parte de Inovação. É necessário ter em mente que essa inovação pode ser um produto, um recurso aplicado ou um processo de produção. Porém, isso deve ser percebido pelo mercado e não deve ter sido usado anteriormente”, explica.

As empresas poderão inscrever seus produtos em quantas categorias desejarem. Já os estudantes devem inscrever-se apenas na Categoria Estudantil (Categoria A.1.2). As datas para inscrições do prêmio serão divulgadas e a íntegra do Regulamento 2019 estará disponível em breve.

Confira os grupos e suas categorias:
GRUPO A – ESPECIAL
SEGMENTO 1 – TRANSVERSAL
Categoria A.1.1 – Inovação e tecnologia
Categoria A.1.2 – Estudantil

GRUPO B – PRODUTOS PRÓPRIOS
SEGMENTO 1 – IMPRESSOS EM GERAL
Categoria B.1.1 – Cartões de visita e papelarias
Categoria B.1.2 – Impressos promocionais em geral
Categoria B.1.3 – Kits promocionais

GRUPO C - SERIGRAFIA
SEGMENTO 1 – IMPRESSÃO SERIGRÁFICA
Categoria C.1.1 –  Impressos em geral

GRUPO D – IMPRESSÃO HÍBRIDA
SEGMENTO 1 – EMBALAGENS
Categoria D.1.1 – Embalagens em geral
SEGMENTO 2 – PROMOCIONAL
Categoria D.2.1 – Promocionais em geral

GRUPO E – DIGITAL
SEGMENTO 1 – COMERCIAL
Categoria E.1.1 – Convites e cartões de mensagem
Categoria E.1.2 – Cartões de visita
Categoria E.1.3 – Cardápios
SEGMENTO 2 – PROMOCIONAL
Categoria E.2.1 – Catálogos
Categoria E.2.2 – Folhetos e folders publicitários
Categoria E.2.3 – Brindes
Categoria E.2.4 – Displays, móbiles, banners e comunicação visual
SEGMENTO 3 – EMBALAGENS
Categoria E.3.1 – Embalagens em geral
Categoria E.3.2 – Rótulos, etiquetas e tags
SEGMENTO 4 – REVISTAS
Categoria E.4.1 – Revistas em geral
SEGMENTO 5 – LIVROS
Categoria E.5.1 – Livros de texto
Categoria E.5.2 – Livros ilustrados

GRUPO F – OFFSET
SEGMENTO 1 – COMERCIAL
Categoria F.1.1 – Convites e cartões de mensagem
Categoria F.1.2 – Cartões de visita
Categoria F.1.3 – Impressos de segurança
Categoria F.1.4 – Papelaria
Categoria F.1.5 – Agendas
Categoria F.1.6 – Cardápios

SEGMENTO 2 - PROMOCIONAL
Categoria F.2.1 – Posters, banners e cartazes
Categoria F.2.2 – Catálogos
Categoria F.2.3 – Folhetos e folders publicitários
Categoria F.2.4 – Kits promocionais
Categoria F.2.5 – Displays, móbiles e materiais de ponto de venda
Categoria F.2.6 – Brindes
Categoria F.2.7 – Cadernos

SEGMENTO 3 – EMBALAGENS
Categoria F.3.1 – Embalagens semirrígidas - SEM efeitos gráficos
Categoria F.3.2 – Embalagens semirrígidas - COM efeitos gráficos
Categoria F.3.3 – Sacolas
Categoria F.3.4 – Rótulos, etiquetas e tags

SEGMENTO 4 – JORNAIS
Categoria F.4.1 –Jornais diários (impressos em coldset)
Categoria F.4.2 – Jornais de circulação não diária
SEGMENTO 5 – REVISTAS
Categoria F.5.1 – Revistas em geral

SEGMENTO 6 - LIVROS
Categoria F.6.1 – Livros de texto
Categoria F.6.2 – Livros culturais e de arte
Categoria F.6.3 – Livros infantis/juvenis
Categoria F.6.4 – Livros técnicos e institucionais
Categoria F.6.5 – Livros didáticos
Categoria F.6.6 – Guias, manuais e anuários

Nenhum comentário:

Postar um comentário