Doug Edwards, PhD, presidente mundial de impressão digital e enterprise group e sênior vice-presidente, visitou o Brasil recentemente para falar dos planos da Kodak. Edwards destacou ainda que a Kodak está em franco e rápido processo de reestruturação com o objetivo de deixar, o mais rápido possível, o Capítulo 11 (lei de falência norte-americana)
Edwards assumiu a presidência dos negócios com impressão digital em setembro deste ano, e a vice-presidência sênior em outubro último. O executivo já coordenou negócios em várias divisões da Kodak e, até janeiro, ocupava a gerência-geral da divisão Graphic Communication Group, tendo sob sua responsabilidade as estratégias em áreas-chave para a Kodak em todo o mundo, incluindo soluções para embalagens, impressão, soluções eletrofotográficas, inkjet, serviços, consumíveis e design.
Edwards mostrou a disposição da Kodak em atuar no segmento de embalagens e avisou que nos próximos meses grandes parcerias – com fabricantes de diversos insumos – serão consolidadas. “Estamos muito interessados no mercado de embalagens, aquele produto sustentável que sempre vai ser impresso. Muitas coisas ainda não estão digitalizadas e vamos mostrar a eficiência da Kodak nesse processo de digitalização assim como fizemos em outros segmentos”, disse.
De acordo com Edwards, o digital vai crescer muito rápido nos próximos dois anos e o aumento da flexografia é evidente. “Nosso negócio de flexografia é o mais rápido do mundo. Digitalizar a cadeia de valor, com sustentabilidade para evitar o desperdício, é o caminho. Temos produtos diferenciados, com investimento acessível, que produzem embalagem de alta qualidade. É por isso também que entraremos na área de substratos de embalagens. As embalagens serão inteligentes, transmitirão informações. É a chamada impressão funcional. Grandes marcas estão interessadas em embalagens inteligentes e a Kodak, por meio de parceiros, antecipará estas soluções”, avisou.
“Isso se justifica pela necessidade de redução de desperdício e pelas novas tendências do segmento de embalagens. Trata-se de um mercado em crescimento, sobretudo em países como Brasil. O volume está crescendo, e a tecnologia digital permitirá sustentar a necessidade de se investir e crescer. A estrutura de varejo também cresceu, a oferta de produtos de marcas pequenas e regionalizadas é uma realidade, e a impressão digital permite potencializar a produção de impressos segmentados a um custo excelente. Por exemplo, com tecnologia digital/flexo pode-se fazer mais e melhor, a um custo menor, do que se faz atualmente com a tecnologia de rotogravura”, disse Edwards.
Para finalizar, Edwards disse que o mercado de impressão oferece vastas possibilidades e a Kodak vem para atender às novas demandas. “A impressão funcional exige a integração de diversas tecnologias com a impressão e trata-se de um grande negócio para a Kodak”, disse.
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