quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Brasileiros estão menos otimistas, informa pesquisa da CNI

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor de janeiro mostra  que aumentou o pessimismo especialmente em relação à inflação.  Avaliação  sobre a  situação financeira e o  endividamento também é menos favorável
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) caiu 0,9% em janeiro na comparação com dezembro de 2012, informa a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 31 de janeiro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).  Foi o segundo mês consecutivo de queda no indicador. "Caso essa tendência de aumento no pessimismo do consumidor se mantenha, poderá haver uma queda na demanda. Um eventual desaquecimento do consumo prejudicará ainda mais a recuperação da atividade industrial", avalia o economista da CNI Marcelo Azevedo.
De acordo com a pesquisa, essa queda é resultado do aumento do pessimismo com a inflação e da avaliação menos favorável em relação à situação financeira e ao endividamento. A população está especialmente preocupada com a inflação. O índice de expectativa da inflação caiu 2,9% em janeiro na comparação com dezembro. A queda indica o aumento do pessimismo com a evolução dos preços nos próximos seis meses.
O ânimo dos consumidores para as compras também diminuiu. O indicador de compras de maior valor para os próximos seis meses recuou 0,9% em relação a dezembro. A pesquisa revela ainda que os brasileiros têm uma avaliação menos favorável sobre a  situação financeira e o endividamento. O indicador de expectativa em relação à situação financeira teve queda de 1,4% na comparação de janeiro com dezembro. O indicador de endividamento  também caiu 1,4%, na mesma base de comparação.
Apesar da queda na confiança, a população acredita que o mercado de trabalho continuará aquecido nos próximos seis meses.  O índice de expectativa de desemprego aumentou 2,1% em janeiro ante dezembro, mostrando que os consumidores confiam na manutenção do emprego.
O INEC foi calculado com base em entrevistas feitas com 2.002 pessoas de todo o país entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário