segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Kodak informa que os cinco jornais que circulam em Belo Horizonte (MG) possuem, agora, suas tecnologias de CtP e chapa

Entre os jornais que passam a adotar a tecnologia Kodak estão o jornal O Tempo, Balcão, Diário do Comércio, Hoje em Dia e O Estado de Minas. Segundo Denis Manhaes, gerente regional de vendas da Kodak para Minas Gerais, a adoção da tecnologia Kodak pelos jornais da capital mineira aponta uma importante migração tecnológica que evidencia a preocupação desses jornais em imprimir mais, com maior qualidade, eliminando etapas e diminuindo os impactos ambientais.
“A velocidade, maiores tiragens e o fácil manuseio das chapas digitais térmicas foram quesitos decisivos para a adoção da tecnologia Kodak. Há ainda no caso da Sonora News, a total eliminação da processadora na etapa de gravação de chapa, e, com isso, a eliminação total de gasto com água ou químicos. Quando não se tem muitos agentes envolvidos no processo, entre água e químicos, também se diminuem as variáveis e, assim, pode-se trabalhar com estabilidade maior”, fala Manhaes.
 O Estado de Minas, por exemplo, título que pertence ao Grupo Diários Associados, iniciou a operação com a nova plataforma Sonora News em novembro de 2011. Segundo o gerente industrial Geraldo Daniel, com a Sonora News poderá se obter tiragens de até 200 mil exemplares. A editora também adquiriu dois novos CtP Kodak Trendsetter News com tecnologia térmica, os quais, segundo Daniel, permitem que se trabalhe com menos etapas na gravação das chapas e, também, requerem menos cuidados no manuseio diário. “O processo térmico, incluindo o uso das chapas Sonora News, elimina qualquer preocupação com químico ou grande gasto de água. Outras tecnologias ainda exigem certos cuidados no manuseio e armazenamento das chapas, devido à maior sensibilidade que essas chapas possuem”, explica.
Até que a implantação da chapa Sonora News esteja finalizada, o Grupo Diários Associados está usando a tecnologia Kodak para imprimir outro de seus títulos, o Jornal Aqui, que também circula em Belo Horizonte e que conta, hoje, com uma tiragem de 60 mil exemplares.
Outro jornal que passará a adotar tecnologia Kodak é o Jornal Balcão, focado em classificados e que acaba de investir em um CtP Kodak Trendsetter 400 juntamente com a tecnologia de chapas digitais sem processamento Sonora News. “Fizemos visitas e pesquisamos o mercado. Mas aqui em BH todos os jornais usam tecnologia Kodak, a qual já possui grande credibilidade em Minas. Traçamos projetos e fizemos os investimentos baseados em duas frentes: equipamentos e necessidade da empresa. Em termos de equipamentos, a característica ecológica da chapa Sonora foi decisiva, já que, dessa forma, além de uma produção sustentável, também dispensaríamos a necessidade de investir em processadora, e nos preocupar com químicos e assistência técnica de mais um equipamento. No que se refere às necessidades da empresa, a tecnologia Kodak é consagrada em Minas Gerais, além do fato de haver um técnico local para suporte”, fala João Paulo Nacife, diretor superintendente.
Atualmente, a tiragem do o Jornal Balcão é de 30 mil exemplares que circulam em toda Belo Horizonte e região metropolitana.  Os dois títulos somam-se, assim, a outras empresas jornalísticas de BH que já possuem tecnologia Kodak em operação, como o jornal O Tempo, Hoje em Dia e Diário do Comércio.
De acordo com a Kodak, o jornal O Tempo possui em operação, atualmente, dois CtP Trendsetter News com chapa Thermal News Gold; o Diário do Comércio possui um CtP Kodak Trendsetter 400 com chapa digital Thermal Direct; por fim, o Hoje em Dia adquiriu um CtP Trendsetter News e está trabalhando no momento com chapa Electra XD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário