quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

IVC aponta crescimento de 1,8% na circulação de jornais em 2012

Os jornais brasileiros tiveram crescimento médio de 1,8% na circulação em 2012. Os dados são do Instituto Verificador de Circulação (IVC), órgão responsável pela auditoria de jornais e revistas no Brasil. O aumento se ao avanço das edições digitais das publicações, que tiveram alta de 128% na comparação entre 2012X2011. Elas respondem por 100% de 1,8% e já representam 3,2% da circulação total.
O balanço do meio Jornal aponta ainda aumento de 3,4% no número de assinaturas e venda avulsa estabilizada. A média diária de circulação brasileira no período foi de 4.520.820 exemplares, novo recorde histórico para a auditoria da entidade. O levantamento é feito com base em toda a circulação paga auditada pelo instituto.
Diferentemente do que foi divulgado ontem, os dados consolidados do balanço do ano do meio Jornal mostram jornais de preço entre 1 e 2 reais com crescimento de 2,4% e não 1,7%. Já os populares (até 99 centavos), tiveram incremento de 1,8% e não 1,3%. Já os títulos com preço de capa acima de 2 reais continuam crescendo, com avanço de 1,2% na circulação e não 1,4%. Pedimos desculpas pelo transtorno e a correção dos dados em suas matérias.
De acordo com o presidente executivo do IVC, Pedro Martins Silva, os jornais acompanharam o cenário econômico. “O crescimento ficou abaixo dos anos anteriores, de acordo ao PIB. Contudo, isso não aconteceu por conta da queda no consumo e sim pela baixa no investimento dos empresários do setor”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário