segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sabino Arias, presidente e fundador da IBF, faleceu no Rio de Janeiro

Sabino Arias, médico e industrial, nasceu em Porto Alegre (RS), formou-se em Medicina na Universidade Federal do Rio Grade do Sul em 1938 e especializou-se em cirurgia geral na Argentina.
De volta ao Brasil estabeleceu-se em Passo Fundo (RS), onde realizou 18.000 cirurgias. Em 1964 deixou a medicina, mudou-se para o Rio de Janeiro e iniciou a carreira de empresário. Apesar de não mais exercer a medicina, continuava um estudioso, chegando a formar uma pequena biblioteca sobre genética.
A paixão pela leitura e por se manter atualizado fez com que aprendesse a usar IPAD aos 94 anos para poder ler os jornais onde quer que estivesse, pois falava fluentemente 5 línguas. Sua atuação na agropecuária no Estado do Mato Grosso foi laureada pelo premio Tendência, pelo pioneirismo no desenvolvimento do plantio da soja no Cerrado. Presença marcante por onde passou, foi Cidadão Honorário de Passo Fundo (RS), Primavera do Leste (MT) e Duque de Caxias (RJ) além de ter recebido inúmeras homenagens no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Argentina, Estados Unidos e Bélgica, onde recebeu o titulo de Comendador e foi nomeado Chevallier du Roi de L'Ordre de Leopold II. Sua atuação junto ao MEC foi decisiva para a criação da Universidade de Passo Fundo, foi Membro da Academia de Medicina cujo centro acadêmico leva seu nome, foi Catedrático Honoris Causa da Universidade, e foi laureado com o Premio Nicolau Vergueiro pela Academia Gaúcha de Medicina.
Em fevereiro de 2012 teve diagnosticado um câncer de pulmão e mesmo em tratamento continuou a trabalhar de segunda a sábado, 8 horas por dia, até o mês de julho, quando foi fazer um novo tratamento nos Estados Unidos. Faleceu no dia 22 de dezembro no Rio de Janeiro. Deixou esposa, 3 filhos e 6 netos.
A IBF iniciou suas atividades como uma pequena indústria em Petrópolis, RJ.  Ao longo dos anos, a IBF tornou-se um dos 5 maiores fabricantes mundiais de chapas para impressão offset.
Conduziu a empresa com espírito empreendedor e pioneiro, investindo continuamente em tecnologia, pesquisa, melhoria da qualidade e capacitação profissional dos seus colaboradores. Participou ativamente da expansão da empresa estando pessoalmente envolvido nas decisões estratégicas, como aquisição de novos equipamentos, alianças com fornecedores e lançamentos de produtos.
Hoje, a IBF possui um parque fabril equipado com a mais moderna tecnologia disponível, fabricando produtos Brasileiros com qualidade mundial e está presente em mais de 70 países.

Um comentário:

  1. Morei 13 anos na propriedade em MT e tive o prazer de ficar frente a frente com esse ser ilustre. Fantástico.

    ResponderExcluir