terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Seguro especial para gráficas e agências de publicidade cresce 25% ao ano

Grandes agências brasileiras já estão cobertas por este tipo de apólice, em alguns casos por solicitação dos anunciantes
Gráficas, jornais, revistas, canais de TV, agências de publicidade e empresas de comunicação em geral têm recorrido cada vez mais a seguros de Responsabilidade Civil desenvolvidos sob medida para o segmento. A AIG criou uma apólice especial que garante a essas empresas proteção contra processos por violação de direitos autorais, erros em mensagens publicitárias e até mesmo calúnia e difamação. Segundo Lucas Scortecci, gerente de Financial Lines da seguradora, este tipo de seguro foi lançado no Brasil há cerca de 3 anos. “Desde então, nossa carteira tem crescido cerca de 25% ao ano”, explica.
Os seguros de Responsabilidade Civil Profissional têm como objetivo cobrir danos a terceiros por erros ou acidentes causados por empresas de vários segmentos. “No caso de RC para mídia e publicidade, levantamos quais os maiores problemas enfrentados pelo segmento e desenvolvemos uma apólice sob medida”, comenta Scortecci.
Entre as agências de publicidade, os problemas mais frequentes estão relacionados a direitos autorais de músicas ou direitos de imagens. “Outra ocorrência comum é a divulgação de informações erradas em uma peça publicitária que pode acabar gerando danos. Quando um anúncio é publicado com um preço errado, por exemplo, consumidores podem exigir que a empresa venda a mercadoria pelo valor anunciado”, diz.
Em casos assim, a apólice da AIG cobre além dos custos legais o prejuízo financeiro do terceiro, como por exemplo, a veiculação de nova peça corrigindo a informação. Atualmente grandes agências de publicidade brasileira estão cobertas por esta apólice. “Os grandes anunciantes não querem correr riscos e, muitas vezes, são eles que solicitam essa garantia da agência. É uma tendência mundial”, ressalta o gerente de Financial Lines.
Entre empresas de mídia que produzem jornalismo ou entretenimento, também são cada vez mais comuns no Brasil processos relacionados a direitos de imagem ou calúnia e difamação. “É bastante comum que um comentário de um jornalista sobre alguém, em rádio, jornal, TV ou mesmo web, acabe gerando um processo de dano moral, com pedido de indenização”, comenta Scortecci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário