quinta-feira, 29 de março de 2012

Müller Martini aposta no alto nível de automação de seus equipamentos


Sistemas de controle confiáveis, linhas de produção totalmente automatizadas e um extenso pacote de serviços. Na drupa 2012, a Müller Martini apresentará como as empresas gráficas podem aumentar a produtividade dos seus equipamentos e, assim, lucrar mais.
Para que a indústria gráfica garanta produções mais rentáveis, principalmente em épocas difíceis, além do workflow contínuo, a partir da pré-impressão até o produto acabado, e de um ótimo sistema de acerto rápido (set up), são também imprescindíveis equipamentos confiáveis.
A confiabilidade é especialmente importante devido a dois aspectos: menos paradas de máquinas e prevenção de defeitos no produto final.
Garantir um alto nível de produtividade e segurança ganhou importância, devido à globalização, caracterizada pela abertura do mercado e o aumento de intercâmbio que a acompanhou.
A Casa Publicadora Brasileira, situada em Tatuí no estado de São Paulo, confia a sua produção no identificador automático de cadernos Asir 3, instalado na linha de encadernação Bolero para livros ou revistas, em hot melt ou PUR, com velocidade de até 8.000 livros/hora e também na alceadeira 1571 solo ambos da Müller Martini.
Além de reconhecer cadernos inseridos incorretamente na alceadeira, também garante a sequência correta desses cadernos. “O Asir 3 garante 100% de confiabilidade na qualidade da produção”, diz Reisner Martins, gerente de produção da Casa Publicadora. É possível ainda, em alguns casos, aferir a consistente qualidade do produto graças ao software desenvolvido pela Müller Martini, AsirCode.
Além de sistemas de controle confiáveis, as linhas de produção automatizadas também contribuem para uma alta produtividade, o que garante um efeito positivo sobre o lucro da empresa. Isso vale tanto para as grandes como para pequenas encadernadoras. 

"É justamente num mercado concorrido que precisamos de sistemas automatizados", diz Josmário Cordeiro, diretor geral da Tecnograf Gráfica e Editora de Fortaleza, no Ceará.

Graças às inovadoras soluções nos equipamentos gráficos, pequenas e médias empresas são muito bem sucedidas porque são capazes de reagir com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes – exemplo que acontece com a encadernadora de lombada quadrada Pantera, da Müller Martini, cujo menu é praticamente autoexplicativo graças ao assistente de instalação Companion, além de contar com o sistema Amrys (Automatic Make Ready System) que agiliza e facilita a troca de trabalhos.


A Tecnograf investiu numa alceadeira-grampeadeira Presto E90 e em uma encadernadora de lombada quadrada Pantera com Amrys (sistema automático para trocas rápidas de formatos), ambas as soluções da Müller Martini. "Com sistemas automatizados, reduzo os meus custos unitários. Isso permite aumentar a produtividade da minha empresa e a torna mais competitiva no mercado”, diz Cordeiro.
Graças às inovadoras soluções nos equipamentos gráficos, pequenas e médias empresas são muito bem sucedidas porque são capazes de reagir com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. 
"Nós produzíamos livros de capa flexível em quantidade abaixo do que o mercado procura. Agora, com a Pantera produziremos, no mínimo 2.000 livros por hora", lembra Carlos Magno, diretor da CCS Gráfica e Editora, uma empresa com 50 colaboradores em Camaragibe, Pernambuco.
Além de novos investimentos, a manutenção preventiva e atualizações regulares também fazem parte do cuidado com o equipamento a fim de manter um elevado nível de produtividade e de lucratividade. Isso garante disponibilidade do sistema de produção, algo que as gráficas buscam, devido às significativas pressões de preços e prazos de entrega, cada vez menores. 
O fato de equipamentos manterem um alto nível de produção, mesmo anos depois de serem instalados, pode ser comprovado com as duas aleceadeiras-grampeadeiras Tempo 22 da Müller Martini, que foram instaladas em 2009, além de uma Tempo instalada em 200, na LOG&PRINT, em Vinhedo, São Paulo.  
De acordo com Michel Texeira, gerente de acabamento da LOG&PRINT, a única razão pela qual é possível ter uma produção com alta performance e alta qualidade é “porque atualizamos e substituímos componentes das máquinas sempre que necessário ao longo dos anos, além disso, nossos operadores contribuem observando o comportamento dos equipamentos, garantindo que as máquinas mantenham constantemente um alto nível de funcionamento e disponibilidade através de manutenção preventiva”.

A formação correta e integral dos operadores de máquina até a manutenção preventiva dos equipamentos são essenciais para assegurar um nível elevado de proteção e retorno do investimento.

Com essa visão, a Müller Martini reestruturou seu pacote de serviços sob a marca MMServices, que possui sete módulos (MMStartup, MMRepair, MMRemote, MMUptodate, MMInspect, MMImprove e MMSelect). 

"Nós fornecemos uma ampla gama de serviços, aumentamos a vida útil dos equipamentos e reestruturamos os equipamentos existentes, adequando-os para novas ideias e mercados, utilizando módulos de expansão.", diz Bruno Müller, CEO da Muller Martini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário