sexta-feira, 27 de junho de 2014

Código de barras completou 40 anos

Do armazém de carga do cais, até as pequenas lojas de varejo, os trabalhadores envolvidos na cadeia de abastecimento global e compradores de todo o mundo ouvem o familiar 'bipe' do código de barras da GS1 até 5 bilhões por dia.

É provável, porém, que nenhum deles perceba que cada um desses ‘bipes’ representa um marco histórico na vida do primeiro monitoramento e solução de rastreabilidade no Sistema GS1.

Há 40 anos, em 26 de junho de 1974, Sharon Buchanan foi a primeira caixa a digitalizar um código de barras da GS1 em um supermercado Marsh, em Troy, Ohio (EUA) e Clyde Dawson, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Marsh tornou-se a primeira pessoa a comprar um produto com o preço marcado na embalagem.

Esse item foi um pacote de 10 chicletes Juicy Fruit Wrigley. Custou 67 centavos e seu lugar na história foi preservado no Museu Nacional do Instituto Smithsonian de História Americana, em Washington, DC, onde está em exposição, aberta ao público. 

"Imagine se não houvesse código de barras. Você pode imaginar as filas nos check-outs? Você pode imaginar como os consumidores poderiam ser frustrados? Basta imaginar um dia em um hipermercado ou um supermercado, que o scanner não funcione e os caixas de verificação tenham que inserir manualmente o código de barras de cada item! Já sob uma perspectiva de negócios, imagine como o código de barras permite a um pequeno fabricante na Índia vender o seu produto em qualquer lugar do mundo, porque a etiqueta pode ser lida em qualquer país, em qualquer língua", diz Miguel Lopera, presidente e CEO da GS1 Global, organização sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, Bélgica, com organizações-membro em mais de 110 países, que supervisiona a maioria dos códigos de barras utilizados hoje no mundo.


Leia mais sobre o aniversário de 40 anos da GS1: http://40.gs1.org/

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