*Fonte: Folha de S. Paulo - 26/07/2014
Depois de meses de especulação, na sexta-feira (18) a
Amazon lançou um serviço digital de assinaturas que oferece acesso ilimitado a
livros eletrônicos e audiobooks digitais por US$ 9,99 ao mês.
O serviço, Kindle Unlimited, oferece uma abordagem em
estilo Netflix que permite acesso a mais de 600 mil livros eletrônicos, entre
os quais séries de sucesso como “Jogos Vorazes” e
“Diário de um Banana”, obras
de não ficção como “Flash Boys”, do jornalista Michael Lewis, clássicos e
ficção literária.
Até o momento, nenhuma das cinco grandes editoras dos
Estados Unidos está oferecendo seus livros.
A HarperCollins, a Hachette e a Simon & Schuster, por
exemplo, estão fora.
A Penguin Random House e a Macmillan se recusaram a
comentar, mas uma busca na Amazon sugere que os livros dessas editoras tampouco
estão disponíveis.
Como resultado, alguns títulos populares eram notáveis
pela ausência quando o serviço começou a operar.
E como muitos escritores oferecem livros por mais de uma
editora, os assinantes podem descobrir que têm acesso a certos livros de
Michael Chabon e Margaret Atwood, mas não a
outros.
A introdução do serviço surge em um momento de crescente
tensão no relacionamento entre a Amazon e as grandes editoras.
O grupo de varejo on-line está sofrendo escrutínio cada
vez mais intenso por seu domínio do mercado de livros eletrônicos e pelas
táticas duras que usa nas negociações com as editoras.
A Amazon e a Hachette estão envolvidas em um duradouro e
público impasse sobre os termos de venda de livros eletrônicos da editora, e a
situação não parece próxima de uma solução.
Entre as editoras que estão oferecendo títulos pela
assinatura estão a Scholastic, da série “Jogos Vorazes”, e a Houghton Mifflin
Harcourt.
As notícias sobre o Kindle Unlimited começaram a surgir
semanas antes de seu lançamento, quando a Amazon postou acidentalmente um vídeo
promocional sobre o modelo de assinatura. O vídeo foi retirado do site, mas não
antes que blogs de tecnologia comentassem sobre ele.
Ao oferecer o serviço, a Amazon está ingressando em um
mercado cada vez mais lotado. Concorrerá com empresas iniciantes de
distribuição digital de livros que oferecem serviços semelhantes, como a Scribd
e a Oyster.
A Scribd conta com cerca de 400 mil títulos, e cobra US$
8,99 ao mês. A Oyster tem mais de 500 mil títulos e oferece acesso ilimitado
aos leitores por US$ 9,95 ao mês.
Com modelos de preço semelhante, a concorrência entre os
serviços de livros eletrônicos por assinatura pode ser decidida com base no
conteúdo e autores disponíveis.
O serviço da Scribd inclui livros de mais de 900
editoras, entre as quais Simon & Schuster e HarperCollins.
A Oyster oferece títulos de seis das dez maiores editoras
norte-americanas.
Ainda assim, a Amazon ingressa no segmento com uma imensa
vantagem: seu predomínio na publicação de livros eletrônicos e sua vasta
biblioteca de audiobooks, que ela está integrando ao seu serviço por
assinatura.
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