Fonte: Andy Rain - 11.fev.2016 -
www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/02/1738918-britanico-the-independent-encerra-versao-impressa-em-marco.shtml
O jornal britânico "The
Independent" vai encerrar suas edições impressas em março e ficará apenas
com a versão digital, informou nesta sexta-feira (12) o proprietário da
publicação, Evgeny Lebedev.
Segundo o diário britânico
"The Guardian", o "Independent", fundado em 1986, tinha
prejuízo praticamente desde que foi criado e, nos últimos anos, perdia leitores.
A circulação do jornal era de cerca de 40 mil edições, e as vendas não
compensavam o custo de publicação. Em 1990, as vendas do jornal chegavam a 423
mil, superando as do "Times", do magnata Rupert Murdoch.
A última edição impressa do
jornal deve ser publicada em 26 de março, enquanto no dia 20 do mesmo mês deve
chegar às bancas a última edição do dominical "Independent on
Sunday".
Ao justificar a decisão,
Lebedev indicou que o fim da edição impressa foi simplesmente "dar o passo
que todos estavam com medo de dar".
"A indústria de jornais
está mudando, e essa mudança está sendo conduzida pelos leitores. Eles nos
mostram que o futuro é digital", afirmou Lebedev em comunicado. "A
decisão preserva a marca 'Independent'", acrescentou.
O CEO do grupo ESI Media,
Steve Auckland, afirmou que a proposta do jornal está "perfeitamente
apropriada" ao cenário digital global. "Nós agora temos um caminho
futuro claro e seguro para nossos negócios. É também mais uma oportunidade para
nossos anunciantes capitalizarem com nossa audiência crescente, inteligente,
próspera e digitalmente sagaz".
Desta forma, o
"Independent" se tornará o primeiro jornal britânico a ter apenas
versão on-line, decisão já adotada pelo espanhol "Público" e pelo
francês "La Tribune", que sai em papel apenas uma vez por semana.
O "Guardian"
lembra que o jornal sobreviveu, na década de 1990, a uma guerra de preços
iniciada por Murdoch e que afetou seriamente suas finanças.
Após se ver menor que rivais
como o próprio "Guardian", o "Mirror" e o "Daily
Telegraph", precisou inovar. Foi o primeiro a abandonar a versão padrão
pelo formato tabloide, em 2003, e também o primeiro a trazer o editorial para a
primeira página.
Em 2010, lançou uma versão
para o público jovem, o "i", que teve boa recepção —em parte pelo
preço baixo (apenas 20 pences, ou cerca de R$ 1,15). O "i" foi
vendido ao grupo Johnston Press.
O "Independent"
terá um grande desafio em sua empreitada 100% on-line. Com 2,8 milhões de
usuários únicos por dia, de acordo com dados de dezembro, fica atrás do
"Daily Mail", do "Guardian", do "Daily Telegraph"
e do "Mirror". Mas a receita com a versão digital deve crescer 50%
neste ano, segundo os proprietários.
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