Por Carlos Cruz, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) - www.ibvendas.com.br
Traçar metas é algo
fundamental para o desempenho de qualquer equipe de vendas.
Embora não seja
algo tão complicado assim, isso exige o conhecimento de algumas técnicas, como
por exemplo, a de encontrar um objetivo plausível: metas muito fáceis acabam não
desafiando o vendedor, enquanto as muito difíceis podem desmotivá-lo por serem
inatingíveis.
É muito comum nos depararmos com vendedores medianos, que
trabalham apenas para manter seus resultados, ao mesmo tempo em que existem
outros que se esforçam para se superar a cada dia. Mas até que ponto isso é uma
característica positiva? Quando a ambição pode se tornar ganância?
No conhecimento popular,
essas palavras têm definições muito parecidas, mas elas podem levar
profissionais de qualquer ramo a consequências muito distintas.
Todo vendedor
deve ter cuidado para não confundir as coisas.
Ambição é o que leva a pessoa a
se esforçar e chegar onde pretende, sempre respeitando o processo, as leis e,
principalmente, as outras pessoas.
Já a ganância faz com que o profissional
olhe apenas para si mesmo, sem se importar com regras ou com quem está ao seu
redor.
Esse sentimento egoísta pode
ter influência direta no desempenho da equipe, já que a pessoa gananciosa
sempre busca gerar conflito, especialmente no pós-venda, e manipular as
situações em benefício próprio.
E é exatamente aí que o gestor deve intervir
para gerir o conflito, mostrar claramente as regras e colocar limites para
todos os profissionais. O bom gestor deve estimular a ambição, estipular metas
possíveis, porém motivadoras. Um dos segredos para sempre manter a equipe
motivada, com ambições, é dividir o planejamento anual em semestres,
trimestres, meses ou até mesmo dias em ciclos de vendas mais curtos. Isso
permite uma melhor medição do desempenho de todos, além de permitir a
estipulação de um prazo para a recuperação de um resultado parcial ruim e os
ajustes necessários no plano.
Ao contrário da ambição, a
ganância faz com que o vendedor foque muito no “ter” e se esqueça do “ser”, do
“fazer” e do tipo de profissional que vai se tornar. Por isso, identificar quem
é a pessoa gananciosa e acompanhá-la de perto é muito importante para manter o
bem-estar e o sucesso da sua equipe.
É preciso muito cuidado com
a ganância de um vendedor que bate meta, pois, se não definir as regras do
jogo, é bem provável que a motivação do restante da equipe diminua caso ocorram
falhas no processo em benefício do vendedor ganancioso. Mantenha a equipe
motivada, com ambição de crescer na carreira e na vida, mas lembre-se: assim como
em toda a sociedade, os membros de uma equipe de vendas necessitam um do outro
para contribuir com resultado da organização. Sempre!
Para isso, gestor, trabalhe
para aumentar a maturidade de toda equipe e, consequentemente, a performance.
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