A campanha digital “Eu uso
produto FSC” lançada pelo IMAFLORA, em apoio à iniciativa internacional do
Forest Stewardship Council (em português, Conselho de Manejo Florestal), contou
com grande adesão do público em geral.
As peças mais criativas, que
receberam maior número de curtidas do público e que comunicaram melhor as
garantias da certificação foram selecionadas pela comissão julgadora, composta
por Mário Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Caio
Magri, diretor executivo de operações, práticas empresariais e políticas
públicas do Instituto Ethos, Flávia Ferros, coordenadora de comunicação do FSC
Brasil e Marco Lentini, coordenador do Programa Amazônia, do WWF e são as
seguintes:
Na categoria Empresas: 1)
Jacafer; 2) IBA; 3) Pombo. Na categoria
Consumidores: 1) Marileuse de Souza; 2) Hoberta Layzza; 3) -Willian Puerta. “Ficamos muito satisfeitos com o engajamento
de empresas e consumidores na campanha. Acreditamos que conseguiu despertar a
atenção de muitos consumidores quanto a presença do selo nos diferentes
produtos utilizados no cotidiano, permitindo, na maioria das vezes, relacionar
o consumo dos produtos certificados com ações de cuidado com o meio ambiente e
florestas. Neste contexto, em nome de toda equipe Imaflora agradeço a todos que
participaram deste movimento e parabenizo empresas e consumidores que tiveram
suas postagens escolhidas pela comissão julgadora”, diz Daniele Rua,
Coordenadora Sênior de Certificação de Cadeia de Custódia.
A campanha foi iniciada no
dia 26 de setembro e seguiu até o dia 19 de outubro. O IMAFLORA criou a fan
page Eu uso produto FSC” e convidou empresas e consumidores a postarem fo tos,
vídeos, além de uma frase sobre os produtos que carregam a certificação
socioambiental FSC.
Durante estes 24 dias, a fan
page conquistou quase mil curtidas, as postagens alcançaram 45.031 pessoas e a
imprensa publicou 15 matérias, tendo repercussão inclusive no Twitter e
Instagram.
A iniciativa fez parte da
celebração do FSC Friday, promovida anualmente pela e que chama a atenção para
a importância da conservação das florestas e do manejo responsável. Com isso, o
IMAFLORA quis contribuir para a reflexão em torno do impacto provocado sobre os
recursos naturais a partir das opções cotidianas de compras e a possibilidade
de contribuir positivamente para o meio ambiente.
A contribuição – O selo FSC
estampado nos produtos ou embalagens dos produtos é o resultado final de um longo processo, no
qual foram respeitados requisitos sociais e ambientais e a madeira extraída da
floresta foi manejada de maneira a não comprometer o ecossistema.
Entre os Princípios e
Critérios ambientais e sociais que devem ser cumpridos pelos empreendimentos
certificados, e que são exigidos, e verificados em campo, por meio de
auditoria, estão: a prática de manejo que conserve a biodiversidade, os
recursos hídricos, o solo, os direitos dos povos indígenas, as boas relações
com as comunidades locais, a manutenção e ampliação do bem- estar dos
trabalhadores florestais.
A certificação FSC se aplica
a empresas ou pessoas que atuem na extração, produção, industrialização ou
comercialização de produtos de origem florestal, seja natural ou plantada. Uma
vez auditadas e comprovadas as práticas exigidas pelo FSC, o empreendimento
recebe a certificação e pode utilizar o selo, que identifica esse processo, em
seus produtos.
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