Dados apresentados pela
pesquisa Empreendedorismo Feminino, do Sebrae MG, mostram que as empresas que
contam com as mulheres na liderança conquistam hoje um dos maiores desafios dos
empreendedores brasileiros: fazer com que as empresas se mantenham por mais
tempo no mercado.
O empreendedorismo feminino
no Brasil é uma tendência crescente (aumentou 21% na última década, mais que o
dobro verificado entre os homens) e conta com particularidades que dizem muito
sobre uma nova forma de liderar: segundo pesquisa sobre Mulheres Empreendedoras
no Brasil realizada pela Endeavor, as mulheres têm menos dificuldade em lidar
com a área de recursos humanos e de processo produtivo do que os homens.
Elas também trazem mais
inovações ao setor de serviços, principalmente em novas técnicas para de
marketing, recursos humanos e integração de equipes. Apesar de a maioria estar
centrada no setor de serviços (que responde por 60% do PIB do país e apresenta
maior potencial de crescimento), elas também começam a ocupar áreas mais tradicionais,
como a indústria.
Outro indicador que aponta
uma nova cultura crescente no mercado de trabalho é que o número de mulheres
que assumem o comando de startups (empresas iniciantes e em busca de escala) é
crescente, especialmente em países emergentes – segundo aponta o Índice de
Desenvolvimento e Empreendedorismo Global de 2014, realizado em 30 países
(incluindo o Brasil). O dado também é apontado pela pesquisa publicada pela Dow
Jones VentureSource deste ano: mulheres que buscam independência financeira e
contam com investidores para colaborar com o bom desemprenho do empreendimento
obtém mais sucesso na aventura de empreender. Nas empresas ouvidas pela
pesquisa, 1,3% tem mulheres como fundadoras, 6,5% como CEOs e 20% como
executivas.
A proporção média de
executivas em empresas de sucesso é de 7,1% e de 3,1% naquelas sem sucesso.
Segundo os pesquisadores, esses resultados mostram que as empreendedoras podem
potencializar a gestão e melhorar resultados. Em startups com cinco ou mais
mulheres, 61% são bem sucedidas, enquanto que 39% não deram certo.
Para a professora de
educação empreendedora, Maria Flávia Bastos, características tipicamente
femininas como a sensibilidade e a capacidade de realizar muitas tarefas ao
mesmo tempo com maestria garantem esse diferencial. “O mundo está pedindo
empresas cada vez mais humanas, o que passa também por resgatar esse feminino e
as qualidades que ele carrega, como o sexto sentido, a percepção aguçada, o
estímulo ao sensível, delicado. A amorosidade tipicamente materna pode ser
enriquecedora e positiva para empresas”, avalia.
Por outro lado, os desafios
apresentados pelas entrevistadas da pesquisa da Endeavor estão no baixo número
de contatos ao iniciar um negócio e no preconceito sentido por parte de bancos,
governos e financiadores.
Segundo o Índice de
Desenvolvimento e Empreendedorismo Global de 2014, realizado em 30 países
(incluindo o Brasil), promovido pela Dell, ainda encontram barreiras como:
maior dificuldade de acesso ao capital, desequilíbrio entre vagas de emprego
para homens e mulheres e diferenças de direitos entre os sexos. Para a
empreendedora Karine Drummond, que ministra cursos de empreendedorismo feminino
à frente do Negócio de Mulher, um dos maiores desafios de ampliar o número de
mulheres empreendedoras é a autoconfiança: “trabalhamos muito essa questão no
nosso curso porque vemos que é uma barreira muito maior do que a flexibilidade
de horários ou a dupla jornada”. Uma sugestão de leitura recomendada por Karine
é o livro Womenomics, lançado por duas jornalistas americanas da BBC News que,
depois de 20 anos cobrindo política nos Estados Unidos e entrevistando as
mulheres mais influentes do país perceberam uma característica em comum entre
elas: todas sofriam por falta de autoconfiança.
Em meio às tendências
globais de aumento da participação feminina no desenvolvimento de novos
negócios, a Semana Global do Empreendendorismo (SGE) lança neste ano o Dia
Global do Empreendedorismo Feminino, a ser celebrado sempre nos dias 19 de
novembro.
O lançamento oficial da data será feita na sede da ONU, em Nova York.
SERVIÇO
Curso Feminino de
Empreendedorismo Criativo
Data e horário: 22/11, de 09
às 18h
Local: Impact Hub BH - rua
Aimorés, 487, 2º andar.
Inscrições:
http://belohorizonte.impacthub.net/event/oficina-feminina-de-empreendedorismo-criativo/
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