As vendas da companhia
apresentaram aumento de 1,2% atingindo 4.236 milhões de euros em comparação ao
mesmo trimestre do ano anterior. As vendas orgânicas - que excluem o impacto da
variação cambial e as aquisições / desinvestimentos – cresceram 2,3%. Na
América Latina, as vendas orgânicas subiram até 1,5%, somando 266 milhões de
euros.
As vendas da Henkel no
terceiro trimestre de 2014 atingiram 4.236 milhões de euros, 1,2% acima do
valor registrado no mesmo período do ano anterior. As vendas orgânicas - que
excluem o impacto da variação cambial e as aquisições / desinvestimentos -
cresceram 2,3%.
Após aplicar “one-time”
ganhos / perdas e custos de reestruturação do período, o lucro operacional
ajustado (EBIT) subiu 3,1%, de 672 milhões de euros para 693 milhões de euros.
O lucro operacional reportado alcançou 603 milhões de euros, em comparação aos
649 milhões de euros no trimestre do ano
anterior.
O retorno ajustado sobre as
vendas (margem EBIT) teve aumento de 0,3 ponto percentual para 16,4%. O retorno
sobre vendas relatado alcançou 14,2%, comparados aos 15,5% no terceiro
trimestre de 2013.
O lucro por ação
preferencial (EPS) subiu para 1,01 euro comparado ao 1,06 euro no mesmo
trimestre do ano anterior. Após o ajuste, o EPS subiu 6,4%, de 1,10 euro para
1,17 euro.
Os mercados emergentes do
leste da Europa, da África/Oriente Médio, América Latina e Ásia (excluindo o
Japão) deram, mais uma vez, impulso especial no terceiro trimestre de 2014, com
um crescimento nas vendas orgânicas de 6,7% e contribuição das três áreas de
negócios. Com o total de vendas somando 1.914 milhão de euros, a parcela de
renda proveniente dos mercados emergentes foi de 45%, alcançando o nível
atingido no mesmo trimestre do ano anterior.
O total de vendas na região
da América Latina somou 266 milhões de euros e registrou aumento de até 1,5%
nas vendas orgânicas, com forte crescimento nos negócios no México. “Apesar do
ambiente de mercado difícil, a Henkel relatou um sólido desempenho no terceiro
trimestre de 2014. As vendas orgânicas subiram em todas as nossas áreas de
negócios e melhoraram ainda mais nossa rentabilidade", disse o CEO Global
da Henkel, Kasper Rorsted. “Com um forte aumento nas vendas orgânicas, mais uma
vez os mercados emergentes obtiveram um crescimento acima da média. A aquisição
da Bergquist Company no terceiro trimestre fará o departamento de Adhesive
Technologies avançar ainda mais em sua posição de liderança. Ao longo deste
ano, investimos cerca de 1,7 bilhões de euros nas três áreas de negócios a fim
de fortalecer ainda mais o nosso portfólio.”
Com relação às condições de
mercado para o restante do ano fiscal, Rorsted explicou que “enfrentamos um
conflito contínuo entre Rússia e Ucrânia e uma inquietação política no Oriente
Médio. No geral, a perspectiva econômica está ficando cada vez mais
desafiadora. Neste difícil ambiente de mercado, agilidade e flexibilidade são
fatores essenciais para o sucesso. É por isso que continuaremos a simplificar e
alinhar ainda mais as nossas estruturas”.
Segundo Rorsted, para 2014
continuamos a esperar um crescimento nas vendas orgânicas de 3% a 5%. Elevamos
nossas diretrizes para a margem EBIT ajustada e agora antecipamos um
crescimento de pouco menos de 16%. Também esperamos um aumento na receita
ajustada por ação preferencial próximo a 10%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário