quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Líderes em plena convergência

Claudio Marcos Angelini, gerente de contas especiais marketing direto DECOM/VIPOS/ECMKD dos Correios: “Os Correios se prepararam fortemente para atender a todas as demandas da Eleição 2016, desde a logística envolvida no transporte de urnas eletrônicas em todo território nacional até as necessidades de comunicação dos partidos e candidatos.”


Atenta à demanda eleitoral por impressão, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional) exerce sua lição de liderar o setor gráfico ao colocar à disposição a cartilha Vote no Impresso. O material impresso, evidentemente, espelha as novas regras para as campanhas, mostra o que pode ou não ser feito no marketing dos candidatos e apresenta as possibilidades e soluções da comunicação gráfica para a propaganda eleitoral. 
Recentes mudanças na legislação eleitoral tornaram a comunicação impressa mais relevante. “Estudos e pesquisas nacionais e internacionais atestam que a palavra impressa tem maior poder de fixação e assimilação por parte do público e, além disso, conota mais credibilidade e seriedade”, salienta Levi Ceregato, presidente da entidade, acrescentando que a cartilha é apartidária e eminentemente técnica (Mais informações no site http://www.votenoimpresso.com.br/.

Ao olhar o universo da comunicação de forma plural e convergente, a Abigraf, naturalmente, cria um elo de parcerias com as empresas que circundam da mesma atmosfera. Neste ponto, por exemplo, há uma interatividade fina com os Correios. Por isso, convidamos Claudio Marcos Angelini, gerente de contas especiais marketing direto DECOM/VIPOS/ECMKD dos Correios, para mostrar como o gráfico pode explorar algumas ferramentas de comunicação por meio do know-how desenvolvido há anos pelos Correios.

Fábio Sabbag

GRAPHPRINT: Com o olhar voltado à impressão, fale sobre as estratégias dos Correios para alcançar a demanda inerente ao período eleitoral?
Angelini: Diante da lei nº 13.165/2015, conhecida como “Reforma Eleitoral 2015”, que promoveu uma série de alterações na comunicação eleitoral, a comunicação impressa será o principal meio que os candidatos poderão utilizar e garantir que sua proposta de campanha chegue ao eleitorado. Sob essa ótica, os Correios desenvolveram um conjunto de ações orientando os interessados sobre os produtos e serviços mais adequados para otimizar essa comunicação, uma vez que o período de campanha foi reduzido para apenas 45 dias.
A empresa criou um hotsite (www.correios.com.br/eleicoes) que é uma ferramenta imprescindível para os candidatos que não possuem contrato com agência de propaganda ou que não possuem um staff dedicado ao desenvolvimento de sua comunicação. Nesse site, o candidato encontra dicas de comunicação e pode criar a sua própria mala direta, de forma rápida e prática. O site permite, ainda, a consulta de CEPs, tarifas, prazos e contatos comerciais, além de um resumo da legislação e do calendário eleitoral. Os Correios produziram também uma cartilha de orientação sobre as soluções de comunicação para as eleições, distribuídas em nível nacional, além de palestras proferidas à área comercial dos Correios e a assessores e candidatos interessados.

GRAPHPRINT: Qual o tamanho dessa demanda em relação ao que há disponível para a mídia impressa?
Angelini: Tradicionalmente, o período eleitoral registra um grande acréscimo no volume de correspondências distribuídas. que inclui cartas e malas diretas.

GRAPHPRINT: Você acredita que no momento o político brasileiro vai apostar na mídia impressa como foco da divulgação da campanha?
Angelini: Acreditamos que sim, pois o elevado número de candidatos que não conseguirão espaço nas mídias de massa, pelo limite do horário eleitoral gratuito, e as restrições da Lei Eleitoral farão com que a estratégia de comunicação priorize a mídia impressa como principal veículo. 

GRAPHPRINT: Fale sobre as ferramentas usadas pelo Correios nesta caminhada eleitoral. Há a possiblidade de o cliente interagir com o próprio site da empresa no intuito de elaborar sua mídia impressa?
Angelini: Os Correios se prepararam fortemente para atender a todas as demandas da Eleição 2016, desde a logística envolvida no transporte de urnas eletrônicas em todo território nacional até as necessidades de comunicação dos partidos e candidatos. No site dos Correios o candidato terá acesso a informações muito úteis para desenvolver sua estratégia de comunicação. Por meio do produto Mala Direta Fácil, que pode ser montado pela internet (www.maladiretafacil.com.br), o cliente também poderá criar sua própria mala direta de forma rápida e simples, bastando, simplesmente, gravar o arquivo e levá-lo a qualquer gráfica para impressão e, posteriormente, postar o material em qualquer agência postal.

GRAPHPRINT: Há ações que prezam pelo marketing customizado via mala direta, por exemplo?
Angelini: Para aqueles candidatos que não possuem um mailing (cadastro) de eleitores, os Correios disponibilizam o serviço Mala Direta Domiciliária, em que o candidato envia a sua mensagem, sem endereçamento, para as residências dos eleitores, bastando escolher a região de seu interesse, que pode ser um bairro, um conjunto de bairros ou até mesmo toda a cidade. Os carteiros farão a distribuição porta a porta. O serviço tem um ótimo custo benefício, porque é cobrado por milheiro, e ainda tem possibilidade de desconto por volume postado. Um grande facilitador é que não há necessidade de se firmar contrato, bastando apenas incluir no material impresso a chancela do serviço, identificando o candidato com seu nome e CNPJ.

Claudio Marcos Angelini, gerente de contas especiais marketing direto DECOM/VIPOS/ECMKD dos Correios: “O serviço Mala Direta Domiciliária pode e deve ser amplamente explorado pelos gráficos de todo o Brasil. É o serviço ideal para o pequeno empreendedor, que não tem uma agência de propaganda e que necessita prospectar e fidelizar sua clientela.”

GRAPHPRINT: Como a empresa estreitou relações com a Abigraf e quais frutos podem gerar por meio dessa parceria?
Angelini: A parceria dos Correios com a Abigraf é de longa data, mas nos últimos anos tem se mostrado altamente profícua, notadamente pela pauta em comum que compartilhamos: a defesa e o fomento da comunicação impressa. Essa parceria já produziu diversas interações. Podemos citar uma ação inédita da Abigraf que contribuiu para reforçar a sinergia entre o setor gráfico e os Correios na difusão dos benefícios da comunicação impressa. O primeiro resultado prático foi o evento “Valorização da Comunicação Impressa”, que ocorreu em 2015, na sede da Abigraf, em São Paulo, e reuniu 80 participantes de nossa força de vendas, além de representantes da indústria gráfica e mercado publicitário, contando com palestras sobre a indústria gráfica e sustentabilidade do impresso apresentadas pelo country manager da Two Sides Brasil, bem como apresentação sobre a importância da comunicação física no desenvolvimento de ações de comunicação das empresas, proferida por este escritório de marketing. Mais recentemente, nossa parceria com a Abigraf foi ampliada com a realização conjunta de palestras e workshops sob o tema “Eleições 2016”, reunindo diversos players do segmento gráfico do Brasil. A Abigraf produziu ainda uma cartilha de apoio aos candidatos a cargo eletivo (“Vote no Impresso”), sendo um dos capítulos dedicado às nossas soluções de comunicação para esse período.

GRAPHPRINT: Há uma equipe preparada para atender as necessidades de seus consumidores em relação à comunicação como forma de vendas?
Angelini: Os Correios possuem um verdadeiro exército para atender às demandas dos candidatos. São mais de 12 mil agências e 60 mil carteiros que levarão as mensagens dos candidatos a seus eleitores. Além disso, o escritório de marketing direto dos Correios poderá auxiliar com dicas preciosas sobre comunicação nesse período eleitoral. (marketingdireto@correios.com.br)

GRAPHPRINT: Destaque os serviços que ainda podem ser mais bem explorados pelos gráficos brasileiros e que, consequentemente, são fornecidos pelos Correios?

Angelini: O serviço Mala Direta Domiciliária pode e deve ser amplamente explorado pelos gráficos de todo o Brasil. É o serviço ideal para o pequeno empreendedor, que não tem uma agência de propaganda e que necessita prospectar e fidelizar sua clientela. Como exemplo, cito os salões de cabeleireiro, os petshops, as pizzarias e as adegas, entre outros. A distribuição é realizada porta a porta, sem endereçamento nos objetos e de acordo com a região escolhida pelo cliente. Esse é um serviço ideal que os gráficos podem oferecer para os seus clientes.

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