Por Fábio Sabbag*
Recentemente,
tivemos a honra de receber um convite da Ferag AG para conhecer o lançamento de
uma tecnologia para a linha de acabamento voltada ao segmento de jornal.
Fomos
para a Suíça acompanhar a novidade e de quebra antecipar aos leitores da
GRAPHPRINT, em primeira mão, os fatos que agregam valor à indústria gráfica.
Leia a matéria com a Ferag AG adiante.
Particularmente,
vários outros detalhes chamaram minha atenção. A quantidade de impressos que
circunda o cotidiano dos suíços, especificamente, é um deles. No metrô suíço,
por exemplo, há jornal em (quase) todos os assentos.
Parece até que alguns
jazem já lidos, mas ressuscitam a cada estação, ao serem abertos por mãos
inéditas. É contínuo o cotidiano de leitura no país dos estupendos Alpes
suíços. Considerado geograficamente pequeno, lá há mais de 40 jornais, editados
em alemão, italiano, francês e romanche.
É leitura que não acaba mais. Qualquer
semelhança com a máxima qualidade de vida não é mera coincidência.
Assim
como no mundo inteiro, há no transporte de ônibus suíço aquelas alças que
deslizam pelas barras de ferro e dão segurança aos passageiros que estão em pé.
Foi nelas que as agências descobriram uma forma de comunicação.
Logo acima do
apoio das mãos criaram um compartimento acrílico que recebe ação promocional
impressa – eu escrevi impressa – que se fixa praticamente na altura dos olhos
da população. Sinceramente, todas as vezes que usei o transporte público na
Suíça li, reli e decorei a propaganda que, no caso, falava de uma grande rede
de escola de idiomas.
Assim, assado, cozido e frito, conseguiram desenvolver
uma eficaz estratégia de marketing que tem como núcleo a impressão dos cartões.
Certamente, as gráficas locais não estão reclamando.
Na
rodoviária de Zurique fiquei espantado (positivamente) com o volume de material
impresso disponível para nortear o turista. Há desde panfletos sobre museus e
afins até livros com as impressões da cidade. Todo e qualquer bilhete vem
acompanhado de impressão, em dois ou mais diferentes formatos.
Já no
supermercado, quando a fome apertava, o encontro com a impressão não cessava.
Nas cestas de compras figuram impressos semelhantes ao fundo de bandeja de grandes
redes de fast food. Toda vez que voltava à cesta para colocar aquele queijo
suíço, acompanhado da barra de chocolate, tinha contato visual com a marca
exposta.
De maneira impressa, friso. As embalagens, então, são avassaladoras,
conquistam o coração (ou o bolso) mais durão. Para não perder o embalo do setor,
temos nesta edição uma reportagem com os fabricantes de impressoras para esse
nicho.
Os
cardápios, um show à parte. Bem planejados, já convergiram apresentando, por
exemplo, a realidade aumentada como ferramenta.
Em muitos casos, ao abri-lo pude
conhecer o prato pronto em 3D. Um dia,
creio, chegaremos ao olfato. Assim, a viagem prosseguiu com a impressão de não
chegar ao fim.
Foram
essas e outras inúmeras ocasiões vividas lá que, sinceramente, no Brasil não me
lembraria da onipresença da indústria gráfica.
Por onde andei, dessa vez tive a
oportunidade de conhecer a Suíça e a Itália, tive o prazer de recordar meu ofício
que é trazer a você as possibilidades criadas e aquelas que podem ser
desbravadas. Concluo que ainda temos muitos substratos para imprimir. E as
novas mídias pululam incessantemente; leia, também, a matéria exclusiva na
edição: http://www.graphprint.com.br/edicao/137/
A ExpoPrint, por exemplo, já deve estar aquecendo os motores dos expositores.
Teremos grandes lançamentos e soluções para sacudir e levantar a poeira de
alguns nichos.
Sendo
assim, quem conseguir manter a direção, entretanto sujeito a trovoadas e
tempestades, sairá fortalecido.
Velhos ditados são bons argumentos: depois da
tempestade vem a bonança.
Tenho a impressão que é sempre assim.
Leia a edição de outubro: http://www.graphprint.com.br/edicao/137/
Em
tempo: Notou o laço rosa na capa? O movimento popular Outubro Rosa é
internacional e sua cor simboliza um alerta
às mulheres para que façam o autoexame. Fica o alerta da GRAPHPRINT para todas
as mulheres em especial àquelas que fazem a nossa indústria bem mais alegre e
colorida.
Saudações
GRAPHPRINTENSES!
*Editor da Revista GRAPHPRINT
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