É inegável que as redes sociais são um
caminho interessante e viável para a comunicação entre empresas e consumidores.
Twitter, Orkut, Facebook, Unik, Badoo, Hi5, Quepasa e muitas outras fazem parte
do boom das redes sociais. O diferencial agora é vender por meio delas
É até
difícil para o usuário de internet gerenciar suas redes de relacionamentos, já
que a todo o momento chegam “convites” para participar de uma rede nova. Como
ter tempo para, rotineiramente, interagir com todas elas? Impossível para a
maioria. Ao mesmo tempo, imagine para as empresas. Como participar deste mundo relativamente
novo sem se perder em estratégias ou mesmo sem perder tempo e dinheiro? Como
lançar ações que tragam resultados reais? Como convertê-las em ganho de imagem
e, principalmente e diretamente, em vendas? Você está realmente na posição de
um gerente de mídias sociais.
Consumidor
É
movido por interesses. A pergunta-chave que ele faz é: “O que vou ganhar com
isso?” Identifique e deixe claros os motivos (que devem ser realmente
interessantes e viáveis) para que participem da ação, façam indicações, comprem
etc.
A
forma de se relacionar e consumir tem as suas peculiaridades inerentes ao meio
em que eles estão interligados (real ou virtual). Entretanto, cultura, criação,
regionalização, gostos, família, amigos, medos, carências, modismos,
referências e sentimentos fazem parte e participam também de vida “virtual”.
Ou
seja, a sua vida “real” está intimamente ligada a sua vida “virtual”, uma
influenciando diretamente a outra. Devemos tratar nossas ações pensando na
interligação e influências das ações nos dois mundos e não de forma
independente.
Busque
o paralelo entre as duas “vidas”. Muitos “tímidos” são extremamente ousados por
trás dos computadores. Procure saber quais os seus hábitos e personalidades nos
dois mundos.
Lembre-se
que o consumidor sempre quer ser acolhido, entendido, valorizado e destacado,
não importa o “ambiente” onde estiver.
Comunicação
Verifique
quais assuntos e comunidades que tenham relação com seu produto ou serviço são
mais importantes dentro de cada rede social. Foque a comunicação.
Utilize-se
dos principais “personagens” de cada rede. Eles podem ser seus garotos e
garotas-propaganda no mundo virtual (multiplicadores e incentivadores de
compras).
Não
vamos esquecer as lojas físicas (apesar da dificuldade com relação à equipe,
são ótimas possibilidades de contato com o público) e a mídia tradicional para
divulgar e incentivar aos clientes a tornarem-se “amigos” nas redes.
Crie
formas de incentivar a multiplicação e que sejam atreladas a sites ou hotsites
que possam “construir” cadastros.
Existem sistemas nos quais o usuário consegue
“importar” seus contatos das principais redes.
Tome
cuidado para não saturar o consumidor com mensagens e ações. Envie somente para
os que se tornaram “contatos” da empresa e não utilize spam (por e-mail ou via
redes). Isso vai prejudicar a credibilidade da sua empresa. Estamos criando
fidelidade de relacionamento e, por consequência, vendas.
Vendas
Considere
usar sorteios e ações específicas para cada tipo de rede. Prepare cupons e
tickets para incentivar as vendas no e-commerce ou lojas físicas (impressos,
Bluetooth, SMS etc.), mas só se o prêmio for bom. O marketing nas mídias
sociais passa por aí.
Utilize-se
de promoções “relâmpago”. O medo da perda continua sendo um grande aliado.
Dê
prêmios e benefícios ao internauta que ajudou a vender
A
estratégia do “amigo premiado” aqui também funciona. Quem inserir um banner,
mandar mensagens ou outras ações em prol da empresa pode ser selecionado para
ganhar prêmios a qualquer momento.
Com
estas dicas, as empresas, com certeza, podem potencializar, e muito, os
resultados com as redes sociais. Sejamos estratégicos, criativos e ousados,
sempre com responsabilidade.
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