quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Combate ao desvio de finalidade de papel imune ganha Hot Site

O site www.papelimune.org.br foi criado por associações do setor para divulgar a Campanha de Conscientização contra uso indevido do papel imune.

A primeira ação da Campanha de Conscientização promovida pela Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), a Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (Afeigraf), a Associação Nacional dos Distribuidores de Papel (Andipa) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), para combater o desvio de finalidade de papel imune, já está disponível no site www.papelimune.org.br. 

Trata-se de um Termo de Compromisso Voluntário, assinado até o momento por mais de 40 empresas associados dessas entidades, que firma a legalidade de suas operações com papel imune.

O Termo de Compromisso prevê uma série de medidas e comportamento proativo para evitar que o papel imune, que é isento de impostos exclusivamente para confecção de livros, jornais e periódicos, seja desviado para outros fins. 

O documento reflete o consenso dos produtores, importadores e distribuidores de papel em relação a esse assunto, e está sendo encaminhado às empresas representadas por essas entidades, para assinatura individual.

Além dos documentos, o site também divulgará as ações das entidades que promovem essa campanha de conscientização do uso correto do papel imune e trará informações para que outras empresas e entidades possam engajar-se na Campanha, apoiar as iniciativas e, voluntariamente, assinar o Termo de Compromisso de combate ao desvio de finalidade. 

O objetivo é informar aos interessados o que é e qual a finalidade do papel imune e dar transparência às ações das empresas que atuam conforme a legislação que regula a imunidade tributária.

Para se ter uma ideia do prejuízo causado pelo desvio de papel imune, segundo estimativas, entre 2007 e 2012, cerca de 3,2 milhões de toneladas do produto foram desviadas. 

Além disso, somente no ano passado, o governo deixou de arrecadar cerca de R$ 500 milhões em impostos sobre esse papel. 

Para a cadeia produtiva do papel, as consequências do desvio surgem nas distorções comerciais provocadas no mercado nacional. A permanência dessa concorrência desleal tem provocado danos irreversíveis na indústria brasileira de papel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário