quarta-feira, 18 de maio de 2016

Henkel utiliza tecnologia de látex sintético para composição de embalagens flexíveis para alimentos

A Henkel conta com uma linha completa de produtos livres de látex natural, entre eles o Loctite Liofol CS 9300-21, para utilização em embalagens flexíveis de alimentos, farmacêuticas e hospitalar, comuns em biscoitos, chocolates, sorvetes etc.

A companhia desenvolveu a tecnologia de adesivo de selagem a frio que substitui o látex natural pelo sintético, eliminando assim, o risco aos alérgicos. A solução vai ao encontro da Resolução – RDC n°26, de 02 de julho de 2015 publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares.

De acordo com a nova resolução, os rótulos de alimentos e bebidas (ingredientes, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia embalados na ausência dos consumidores, inclusive aqueles destinados exclusivamente ao processamento industrial e os destinados aos serviços de alimentação) devem informar se há presença ou possibilidade de contaminação cruzada de materiais ou ingredientes alergênicos, como trigo, soja, leite e também látex natural, um dos componentes utilizados em adesivos de embalagens. Resolução prevê um prazo de 12 meses para as empresas promoverem as adequações necessárias na rotulagem de alimentos.


“A Henkel sempre se preocupou com a segurança alimentar e a indústria de alimentos e bebidas está seguindo essa premissa, buscando substituir o látex natural em toda sua cadeia de produção, para evitar riscos para os alérgicos. Além disso, com a nova resolução, a informação “pode conter látex natural” no rótulo de um alimento pode gerar um mal entendido entre os consumidores e impactar a comunicação sobre o produto”, explica Guilherme Fernandes, P&D da área de Adesivos Industriais da Henkel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário