sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Começa caravana para trazer 10 mil indústrias ao mercado livre

Associações de classe que promovem o Ano do Mercado Livre de Energia vão visitar as 10 maiores federações empresariais do Brasil para ensinar empresas a aumentar competitividade com redução da conta de luz
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) é a primeira a promover curso exclusivo com a participação de Paulo Pedrosa, presidente da Abrace
Nove entidades de classe do setor elétrico iniciam hoje uma caravana para visitar as 10 maiores federações de indústria do Brasil. A primeira delas é a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que vai contar com a presença de Paulo Pedrosa, presidente da Abrace (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia).
 O objetivo é ensinar as empresas a aumentar a sua competitividade por meio da redução da conta de luz. Como “clientes especiais”, essas companhias podem ter uma redução de até 15% nos custos com eletricidade. Existem hoje mais de 10 mil corporações no Pais habilitadas para essa categoria, pois têm gastos mensais com energia acima de R$ 100 mil.
“Às vezes, lidar com a burocracia e com as flutuações do mercado livre acabam intimidando algumas indústrias”, explica Reginaldo Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel) e coordenador da campanha “Ano do Mercado Livre de Energia”. “O nosso curso vai mostrar como esses percalços são pequenos frente à oportunidade de aumento de competitividade para essas empresas”, complementa.
O curso será ministrado pela consultoria Andrade&Canellas, especializada no setor eletrico. Os professores irão explicar os conceitos básicos do setor, as regras simplificadas de participação no mercado livre e os benefícios que as indústrias podem ter com a adesão a esse modelo. “Além da redução no custo, as empresas ganham flexibilidade nos pagamentos e nas gestão dos contratos que não teriam no mercado cativo”, conclui Medeiros.
Na sequência, a caravana passa pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) no dia 13/08 e pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) no dia 16. Até o fim do mês ainda serão realizados mais sete encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário