segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Bienal do Livro recebe educadores e agentes culturais para debater plano nacional de livro e leitura

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) e a Secretaria Executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura realizam na terça-feira, dia 14/8, o Seminário Nacional do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).  O encontro acontece de 10 às 17h no Auditório Lygia Fagundes Telles e faz parte da programação da FBN para a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo). Duas mesas de debate e uma oficina compõem o leque de atividades do evento.

“A proposta básica do seminário é estimular secretários de educação e de cultura a deflagrarem o processo de criação e implementação do plano de livro e leitura em sua localidade”, comenta Lucília Garcez, Secretária Executiva do PNLL. Lucília estará na mesa de abertura do seminário “A responsabilidade do gestor público na construção de políticas do livro e leitura” juntamente com Galeno Amorim, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, e Adriana Cybele Ferrari, Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O debate acontece de 10h às 11h15.

De 11h15 às 12h30, as discussões se voltam para o desenvolvimento e execução de ações ligadas ao tema. Participam da mesa “Plano Municipal do Livro e Leitura: a responsabilidade do Gestor Público na sua Construção e Implementação”, Antonieta Antunes Cunha (Diretora da DLLLB), Neide Marcondes, Secretária Municipal de Educação de Guarulhos, Cleuza Rodrigues Repulho, Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Juscilene Monteiro, Coordenadora da Biblioteca Central de Diadema, e Zoara Failla, Secretária Executiva do Instituto Pró-Livro.

A programação do seminário inclui ainda uma oficina de elaboração e implantação dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura. Com inscrições pela manhã, as atividades serão ministradas pela secretária executiva do PNLL e Rosália Guedes, especialista em políticas públicas do livro e leitura, das 15h às 17h. Segundo a Rosália, os encontros apresentarão o PNLL e outras iniciativas relacionadas, oferecendo subsídios e ferramentas para a construção de planos municipais de Livro e Leitura. “A oficina apresenta um passo a passo para a elaboração e implementação do plano de livro e leitura”, resume.

Seminário Nacional do Plano Nacional do Livro e Leitura
14/8, de 10 às 17h, no Auditório Lygia Fagundes Telles - Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana, São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário