quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Nova certificação focada em fornecedores de embalagens para alimentos

Norma FSSC 22000 – PAS 223 visa assegurar a gestão para segurança dos alimentos também nos acondicionamentos. A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção e gerenciamento de projetos, vem trabalhando para acrescentar ao seu portfólio de certificação na área de alimentos a norma FSSC 22000 – PAS 223 focada em fornecedores de embalagens.
Um dos principais riscos de contaminação de alimentos está na produção das embalagens utilizadas para seu armazenamento e transporte – como latas, garrafas pet, bandejas, caixas, etc – uma vez que estas embalagens utilizam produtos químicos/físicos nocivos à saúde humana e animal. A norma FSSC 22000, também conhecida como Sistema de Gestão para Segurança de Alimentos, foi alinhada à PAS 223, para assegurar o gerenciamento da segurança também nas formas de acondicionamento.
Com o objetivo de se evitar contaminações de alimentos pelas embalagens e visando a melhoria dos processos e o desenvolvimento sustentável do setor, a PAS 223 foi elaborada para tratar dos programas de pré-requisitos para a segurança em projetos e produção de embalagens destinadas aos alimentos e bebidas.
“A segurança está relacionada à presença de riscos no momento do consumo. Como eventuais riscos podem ocorrer em qualquer estágio da cadeia produtiva é essencial o controle adequado em todo o processo, ou seja, da matéria-prima, passando pelos equipamentos/máquinas até o produto final nas embalagens expostas nas gôndolas dos supermercados”, explica o gerente de contas da área de alimentos e bebidas da TÜV Rheinland, Lucas Martins.
Dentre os PPR’s (Programas de pré-requisitos) da PAS 223 estão o controle dos riscos à segurança dos alimentos e de potenciais fontes de contaminação; a estocagem e armazenamento; a gestão e remoção de resíduos e recipientes; a adequação e manutenção dos equipamentos; as contaminações e migrações, incluindo microbiológica, física, química e por alergênicos; o controle de pragas, incluindo programas de prevenção e monitoração; e a higiene pessoal, dentre outros fatores.
“Os requisitos necessários à segurança dos alimentos exigem de uma organização, em sua cadeia produtiva, habilidades no controle de eventuais riscos, a fim de garantir que o alimento está seguro para consumo”, observa Martins. Neste sentido, grandes produtores e varejistas já exigem de seus fornecedores certificações mais específicas, incluindo a FSSC 22000, ou o Sistema de Gestão para Segurança de Alimentos. 
Uma empresa de embalagens que já possua a ISO 22000 poderá solicitar auditoria de gap analysis para identificar o melhor caminho a ser seguido, e assim adquirir a certificação em ISO 22000 + PAS 223. Uma vez obtido esta certificação, para convertê-la em FSSC 22000 basta apenas o upgrade mediante auditoria de adequação. “O importante é que a indústria de embalagens tenha consciência da importância de seu papel na segurança dos alimentos e que o investimento em certificação trará benefícios reais ao setor como um todo”, finaliza Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário