quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O livro agradece - Por Karine Pansa*

Por Karine Pansa*
Compartilhando o sucesso da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo com todos os que contribuíram para sua realização, encaminhamos os jornais diários editados nos seus 11 dias. O conteúdo testemunha o significado de um evento pluralista e capaz de reunir, no mesmo espaço físico, praticamente toda a produção editorial brasileira, rica programação cultural, comercialização de livros e um imenso público ávido por descobrir a leitura como elemento transformador da vida e do mundo.
As informações, números, depoimentos de expositores, intelectuais e frequentadores mostram a importância e a dimensão de um evento que, embora pensado para o mercado e os leitores, transcende em muito a exposição e a comercialização de livros. A Bienal consolida-se como espaço democrático de manifestações culturais, debates, encontro de leitores com seus autores prediletos, discussões pertinentes sobre os rumos do mercado e singular aproximação entre o público e o livro.
As matérias dos 11 diários mostram que o evento, tão cosmopolita quanto a cidade que o abriga, é uma síntese de como se processa ao longo do tempo a interação entre pessoas e livros. Precisamos entender cada vez mais essa relação, pois ela é uma das chaves para o sucesso do nosso trabalho.
Resta-nos agradecer aos associados da CBL, patrocinadores e parceiros da Bienal, executivos e colaboradores de nossa entidade. Sem o esforço de todos vocês e, sobretudo, a sua crença de que estamos fazendo algo importante para nosso país, não teria sido possível realizar um evento tão grande, tão bonito e tão emocionante em cada descoberta que os livros proporcionam nas pessoas de todas as idades. Porque livros transformam o mundo, livros transformam pessoas.
Por isso, convido-os, desde já, a pensar conosco a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de modo que ela seja ainda melhor!
*Empresária do setor editorial, é a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário