quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Produção florestal no Brasil será discutida durante congresso ABTCP 2012

O ABTCP 2012 – 45º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo,  discutirá os desafios e perspectivas da produção florestal para os projetos de celulose no Brasil.
O painel que acontece no dia 10 de outubro, das 14h às 17h, vai contar com a presença do diretor florestal da Braxcel Florestal, Manoel de Freitas; do presidente da MCL Empreendimentos e da Eucalipto Brasil, Mário Celso Lopes; do advogado especialista em empreendimentos florestais, Aldo  de Cresci; e do vice-presidente da Innovatech Consultoria e Gestão, João Comério.
Em função de fatores como clima favorável, disponibilidade de áreas para plantio e dos investimentos em pesquisa para melhoria genética das mudas, o Brasil vem ganhando cada vez mais competitividade em relação a outros países de vocação florestal.
Hoje o País é o quarto maior produtor de celulose no mundo e possui 6,9 milhões de hectares de florestas plantadas, dos quais 2,2 milhões de hectares são destinados à produção de celulose e papel.
Segundo previsão da Associação Brasileira de Papel e Celulose, a Bracelpa, o setor de base florestal deverá receber investimentos da ordem de US$ 22 bilhões até 2017, sendo que a produção nacional de celulose deverá aumentar 57% até esta data, alcançando a marca dos 74 milhões de toneladas em 2023.
“As florestas plantadas são um recurso estratégico para o País, pois a cadeia de valor atrelada a elas constituem um componente-chave para o desenvolvimento da economia. Sem mencionar o aspecto da sustentabilidade, já que a atividade contribui para a recomposição de áreas degradadas e redução das emissões de carbono”, afirma Lairton Leonardi, presidente da Associação Brasileira Técnica de Papel e Celulose, ABTCP.
Contudo, segundo o executivo, o setor ainda enfrenta grandes desafios relacionados ao escoamento para o mercado externo, tributos e infraestrutura. “O alto custo logístico, a burocracia alfandegária e falta de investimento nos modais de transporte são gargalos que precisam ser sanados no curto prazo.”
Além de abordar a questão da produção florestal brasileira, o evento contará com cerca de 100 palestras focadas no uso e desenvolvimento de novas tecnologias nas mais diversas áreas envolvidas com a produção de celulose e papel (a programação completa pode ser acessada pelo hotsite do evento: http://www.abtcp2012.org.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário