O
e-commerce faturou 22,5 bilhões em 2012 no Brasil, para este ano a expectativa
é de 28 bilhões
Os
brasileiros estão mais propensos a fazer compras pela internet. Prova disso,
são os dados revelados pela e-bit, através do Workshop que aconteceu no dia 20 de março. Mais de 10 milhões de brasileiros realizaram uma compra
pela internet pela primeira vez em 2012, ao todo foram realizados 66,7 milhões
de pedidos em 2012, um valor 24,2% maior do que registrado no ano anterior. Com
isso já são mais de 42,2 milhões de pessoas que fizeram, ao menos, uma compra
online até hoje no Brasil.
De
acordo com a e-bit, o E-commerce faturou 22,5 bilhões em 2012, um crescimento
nominal de 20% em relação a 2011, quando havia registrado 18,7 bilhões em
vendas de bens de consumo. A Black Friday colaborou para alavancar o
faturamento de 2012 e se consolidou de vez no Brasil como uma nova data sazonal
e rendeu números recordes. No dia 23 de novembro, foram faturados 243,8 milhões
em bens de consumo nas vendas online, em apenas 24 horas. A expectativa de
faturamento em e-commerce para 2013 é de 28 bilhões.
Segundo
Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, a evolução deve-se principalmente pelas
ações promocionais promovidas pelas lojas virtuais e incremento de vendas de
produtos de maior valor agregado no 2º semestre de 2012. “Além de ter
recuperado o fôlego do 1º semestre principalmente pela dificuldade do governo
em estimular a economia, a segunda metade do ano conseguiu equilibrar a balança
com incremento de vendas de produtos de maior valor como smartphones, tablets e
notebooks que ajudaram a elevar o tíquete médio do 2º semestre se comparado ao
1º: R$338 x R$346.
Para
Luís Felipe Cota, cofundador e diretor de marketing da Goomark, agência de
comunicação e marketing para pequenas e médias empresas (PMEs), os números
mostram uma grande oportunidade para o empreendedor aumentar seu faturamento e
estar presente nas lojas virtuais e não só nas lojas físicas. “O cenário de
compras no Brasil está mudando, as pessoas estão cada vez mais confiantes em
comprar pela internet, os empreendedores que tem só a loja física precisam
enxergar esse novo momento e passarem a comercializar seus produtos pela
internet e aumentar seu faturamento”, avalia Cota.
Em
2012, 46% das pessoas que fizeram sua primeira compra online, possuíam renda
familiar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00, faixa pertencente à Classe C. As
categorias com maior volume de pedidos foi definida da seguinte maneira:
‘eletrodomésticos’ em primeiro, com 12,4%, seguida de ‘moda e acessórios’, cada
vez mais consolidada, com 12,2%. Em terceiro, ‘saúde, beleza e medicamentos’
com 12%. Completando o ranking ficaram ‘informática’ com 9,1% e ‘casa e
decoração’, com 7,9%.
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