sexta-feira, 1 de março de 2013

Economia de Tinta será tema de palestra no Congresso Internacional durante a FESPA Brasil

O Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital será realizado entre os dias 13 e 16 de março, durante a FESPA Brasil 2013.
Um dos palestrares é Marcelo Copetti, da Easy Color. Ele ministrará a palestra no dia 15 de março, às 16h, com o tema "Economia de Tinta para Impressão de Grandes Formatos" e também no dia 16, às 15h, sobre "Prova de Cores".
Copetti comentou sobre o que o visitante da FESPA Brasil que participar do Congresso Internacional irá presenciar na primeira palestra, sobre Economia de Tinta. "O mercado está acostumado a trabalhar com economia de custos em diversas áreas, mas não entende ou não conhece sobre a opção da tinta. Normalmente as pessoas imaginam que a máxima "quanto mais tinta melhor" é verdadeira. Na verdade, o que vamos mostrar é que o excesso de tinta é danoso para o resultado final em uma série de aspectos, como: deformação do suporte, cores mal representadas por defeitos relacionados ao excesso, demora para secagem, dentre outros pontos".
Copetti relata que a economia de tinta se dá realmente em encontrar o limite correto para cada um dos tipos de mídia em que se imprime, e na substituição das cores (Cyan, Magenta, Yellow) pelo Black. "Assim, para formar uma cor, poderemos tirar 3 cores e colocar 1, trazendo com isso uma série de benefícios".
A palestra é voltada aos empresários que querem ter vantagem competitiva no mercado. "O empresário normalmente não entende o alcance desta abordagem no seu negócio. Ele busca sempre fazer melhor com um custo menor. Esta é a palestra que ele deve assistir para entender os benefícios que ele terá. A economia de tinta pode ser aplicada em uma série de áreas. Na impressão eu desconheço uma área que não tenha benefícios com a economia de tinta".
Para Copetti, "a economia de tinta passa pela ideia de usar somente o que é necessário para imprimir, e não mais do que isso. Então o conselho é avaliar os limites de tinta que se utilizam na sua produção e a técnica é a geração do preto ao criar o ICC para cada uma das mídias que forem ser usadas".
O palestrante destaca que o pensamento de que quanto mais tinta mais cores vivias no trabalho precisa ser mudado. "Este é o pensamento geral. Não é uma verdade, pois a tinta em excesso acaba trazendo desvios de cor, e problemas na impressão, como demora para secagem, excesso que leva a aglutinação, escorrer, dentre outras adversidades. A cor mais viva que a tinta consegue produzir não é atingida com o máximo de tinta que coloco sobre a mídia. No excesso, a tinta perde vivacidade e fica instável no seu resultado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário