sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ABTG Certificadora lança Selo Qualidade Ambiental

No dia 25 de junho, durante o 6° Ciclo de Sustentabilidade, realizado em sua sede, a ABTG Certificadora lançou o Selo Qualidade Ambiental ABTG Certificadora.

O selo, que pode ser utilizado tanto nos produtos impressos quanto no material de divulgação da gráfica, atesta que a empresa adota boas práticas ambientais (Produção mais Limpa, P+L) no setor industrial.

O objetivo é dar à indústria gráfica e ao comprador de produtos gráficos um instrumento capaz de mostrar ao consumidor final que o conceito de sustentabilidade tornou-se parte do dia a dia das empresas envolvidas nessa cadeia produtiva.

Criado pelo comitê de sustentabilidade do ONS27 com base na norma ABNT NBR ISO 14024:2004, que trata de princípios e procedimentos para rotulagem ambiental, o selo pode ser requerido por gráficas que trabalham com impressão offset, digital, flexografia, serigrafia 
e rotogravura.


Para tanto, a ABTG Certificadora realiza uma auditoria na gráfica interessada, verificando se a empresa atende a uma série de itens, desde requisitos legais mínimos como licença de operação, passando pela apresentação de certificado florestal da cadeia de custódia para os substratos que utiliza, pelo emprego de controles no processo produtivo, até a gestão de resíduos. Havendo problemas, ou não conformidades no jargão normativo, a empresa tem 90 dias para saná-los, tornando-se apta à obtenção do selo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário