Os
profissionais de marketing que já utilizam a tecnologia a seu favor podem
desenvolver ações eficientes com melhores resultados comerciais em comparação aos
que utilizam abordagens tradicionais. Essa constatação ficou clara no estudo
“Por que os profissionais de marketing das empresas líderes de mercado têm
desempenho superior?“, desenvolvido pelo Institute for Business Value, da IBM.
A
pesquisa apurou que as empresas com departamentos de marketing inovadores têm
receita 40% acima das outras, e seu lucro bruto está crescendo a uma taxa duas
vezes maior. Quando o lucro bruto cresce mais rápido que a receita, as
companhias conseguem manter altas margens e vender mais produtos com preços
integrais ao invés de depender de descontos. “Os excelentes resultados
financeiros que algumas empresas são capazes de alcançar demonstram que elas
gerenciam o marketing de maneira eficiente”, constata Isabela Martins, líder de
consultoria da IBM Brasil para o segmento de CRM (Customer Relationship
Management).
Os
profissionais de marketing de empresas líderes de mercado entrevistados
relataram
eficácia superior nos quatro “Ps” clássicos do marketing: promoção,
produtos e serviços, praça e preço. A proporção foi de 91% contra 79% em
promoção, 71% contra 48% em produtos e serviços, 64% contra 50% em praça e 62%
contra 41% em preço.
O
estudo constatou, ainda, que os líderes de mercado estão 33% mais propensos a
oferecer produtos e serviços personalizados ou dirigidos em quatro ou mais
canais em tempo real e têm conhecimento para criar programas integrados de
marketing online/offline. “Eles empregam tecnologia e processos inovadores para
automatizar, fornecer, guiar e medir de maneira precisa o impacto das ações de
marketing em todos os canais”, diz Isabela.
Como
consequência, têm mais sucesso nas suas ofertas em todos os canais, seja nos
virtuais, como internet e mídias sociais, ou nos tradicionais call center e
face to face. Tanto nas ferramentas móveis quanto nas sociais, os líderes de
marketing apresentam atuação superior aos profissionais das demais companhias.
Para os canais móveis, as campanhas de mensagens móveis representam 41% das
ações, as de "targeting" baseado na localização 36% e as de anúncios móveis 33%, contra 25%,
20% e 18%, respectivamente, das ações das empresas não líderes.
“A
maioria das companhias usa táticas comuns, como aplicativos para dispositivos
móveis e e-mails especialmente formatados para smartphones. A diferença dos
profissionais de marketing de empresas líderes de mercado é que eles estão
acima deste padrão e conseguem realizar campanhas de mensagens e anúncios para
os canais móveis, por exemplo, levando em consideração a localidade do cliente
e o horário de envio”, revela Isabela. De acordo com a consultora, saber não
apenas com quem estão falando, mas onde essas pessoas estão localizadas é
fundamental, uma vez que essa informação direciona a possibilidade de fazer
ofertas relevantes, refletindo o contexto que o cliente está vivendo naquele
momento.
A
capacidade dos profissionais de marketing líderes de mercado em demonstrar
resultados os ajuda a gerar credibilidade e a justificar investimentos
necessários. Com essa base é possível ganhar aliados de outras áreas da
organização, como a área de TI e finanças. “A colaboração com TI é
particularmente importante, tendo em vista que esse sistema de engajamento cada
vez mais depende da tecnologia”, complementa a executiva.
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