Número
de bancas de jornal em São Paulo vem caindo nos últimos anos. Em evento,
consultores orientam como elas podem aumentar a competitividade
Há
dez anos, eram 5 mil bancas de jornal na capital. Hoje, elas são 3,5 mil (30% a
menos), segundo dados do Sindicato dos Jornaleiros de São Paulo.
A
concorrência com outros estabelecimentos comerciais que também passaram a
vender jornais e revistas, como livrarias e lojas de conveniência, obrigam os
jornaleiros a rever seu modelo de negócio.
No
entanto, aqueles que não se adaptaram ao novo cenário fecharam as portas, e os
que resistem às mudanças correm o risco de saírem logo de cena.
Segundo
especialistas em pequenos negócios, é preciso usar a criatividade para aumentar
a competitividade e manter-se no mercado.
“Conhecendo
o perfil do cliente, o jornaleiro pode aumentar a variedade de produtos
vendidos na banca, como selos de correios, preservativos e ingressos para
espetáculos culturais e esportivos”, explica o consultor do Sebrae-SP, Suemitsu
Osada.
Para
Osada, o empresário precisa ser pró-ativo para buscar novos clientes.
“Crie
um cadastro com dados de quem passou pela banca, trabalhadores de empresas
vizinhas e moradores de casas e prédios da região. Isso vai gerar uma lista de
possíveis clientes, a quem pode comunicar o lançamento de revistas, guias e
coleções”, orienta.
“Vale
usar a tecnologia a seu favor, como as redes sociais, para fazer estes avisos
de novos produtos”, completa.
O
presidente do Sindicato dos Jornaleiros de São Paulo (Sindjorsp), José
Mantovani, concorda que a banca que não se remodelar está fadada a fechar.
“O
consumidor tem buscado fazer as compras em um único local, e a banca perde
clientes para outros pontos de venda mais atraentes, com mais comodidade. É
preciso perceber isso e buscar alternativas, como aumentar a oferta de produtos
e serviços, melhorar o atendimento e investir em técnicas de visual
merchansiding, como pintura, espaço e iluminação”, afirma.
Workshop
No
dia 29 de agosto, às 19 horas, acontece no auditório da Editora Paulinas (Rua
Dona Uchôa, nº 62) um workshop voltado para jornaleiros de São Paulo.
Na
ocasião, serão discutidos as dificuldades do setor e formas de melhorar o
negócios, com orientações práticas de consultores do Sebrae-SP. As inscrições
podem ser feitas gratuitamente pelo telefone (11) 0800 570 0800.
Os
jornaleiros também podem participar do Negócio a Negócio (NAN), um questionário
elaborado pelo Sebrae-SP para que os empresários, ao preencherem, façam uma
auto avaliação da gestão.
Deste
modo, podem identificar os pontos fortes e os pontos que devem ser melhorados.
Os
interessados podem agendar consultorias individuais gratuitas com consultores
para tirar dúvidas e traçar um plano de melhorias no negócio.
O
evento é realizado pelo Sebrae-SP em parceria com o Associação Nacional de
Editoras e Revista (Aner), Sindicato dos Jornaleiros de São Paulo (Sindjorsp) e
DGB (empresa de logística e distribuição do Grupo Abril).
Nenhum comentário:
Postar um comentário