quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sebrae-SP orienta jornaleiros da capital a melhorar a gestão

Número de bancas de jornal em São Paulo vem caindo nos últimos anos. Em evento, consultores orientam como elas podem aumentar a competitividade

Há dez anos, eram 5 mil bancas de jornal na capital. Hoje, elas são 3,5 mil (30% a menos), segundo dados do Sindicato dos Jornaleiros de São Paulo.

A concorrência com outros estabelecimentos comerciais que também passaram a vender jornais e revistas, como livrarias e lojas de conveniência, obrigam os jornaleiros a rever seu modelo de negócio.

No entanto, aqueles que não se adaptaram ao novo cenário fecharam as portas, e os que resistem às mudanças correm o risco de saírem logo de cena.

Segundo especialistas em pequenos negócios, é preciso usar a criatividade para aumentar a competitividade e manter-se no mercado.

“Conhecendo o perfil do cliente, o jornaleiro pode aumentar a variedade de produtos vendidos na banca, como selos de correios, preservativos e ingressos para espetáculos culturais e esportivos”, explica o consultor do Sebrae-SP, Suemitsu Osada.

Para Osada, o empresário precisa ser pró-ativo para buscar novos clientes.

“Crie um cadastro com dados de quem passou pela banca, trabalhadores de empresas vizinhas e moradores de casas e prédios da região. Isso vai gerar uma lista de possíveis clientes, a quem pode comunicar o lançamento de revistas, guias e coleções”, orienta.

“Vale usar a tecnologia a seu favor, como as redes sociais, para fazer estes avisos de novos produtos”, completa.

O presidente do Sindicato dos Jornaleiros de São Paulo (Sindjorsp), José Mantovani, concorda que a banca que não se remodelar está fadada a fechar.

“O consumidor tem buscado fazer as compras em um único local, e a banca perde clientes para outros pontos de venda mais atraentes, com mais comodidade. É preciso perceber isso e buscar alternativas, como aumentar a oferta de produtos e serviços, melhorar o atendimento e investir em técnicas de visual merchansiding, como pintura, espaço e iluminação”, afirma.

Workshop

No dia 29 de agosto, às 19 horas, acontece no auditório da Editora Paulinas (Rua Dona Uchôa, nº 62) um workshop voltado para jornaleiros de São Paulo.

Na ocasião, serão discutidos as dificuldades do setor e formas de melhorar o negócios, com orientações práticas de consultores do Sebrae-SP. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone (11) 0800 570 0800.

Os jornaleiros também podem participar do Negócio a Negócio (NAN), um questionário elaborado pelo Sebrae-SP para que os empresários, ao preencherem, façam uma auto avaliação da gestão.

Deste modo, podem identificar os pontos fortes e os pontos que devem ser melhorados.
Os interessados podem agendar consultorias individuais gratuitas com consultores para tirar dúvidas e traçar um plano de melhorias no negócio.


O evento é realizado pelo Sebrae-SP em parceria com o Associação Nacional de Editoras e Revista (Aner), Sindicato dos Jornaleiros de São Paulo (Sindjorsp) e DGB (empresa de logística e distribuição do Grupo Abril). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário