terça-feira, 6 de agosto de 2013

As publicações impressas mais antigas do Brasil e do mundo

Quando o alemão Johannes Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis, ele provavelmente não tinha ideia da quantidade de livros, jornais e revistas que circulariam no mundo nos séculos seguintes.

Em pleno século 21, muita gente já trocou as páginas de papel pelas versões digitais.
O primeiro jornal brasileiro surgiu em Londres. Isso mesmo, não foi no Brasil. Hipólito José da Costa foi o responsável por criar o periódico brasileiro na capital inglesa em 1° de junho de 1808.

Até 1822 ele circulou mensalmente com a edição e a impressão sempre acontecendo na Grã-Bretanha.

O Correio chegava ao Brasil através de navios ingleses.

Fundado em 7 de novembro de 1925, o jornal pernambucano é o mais antigo em circulação na América Latina.

Em 1931, ele passou a integrar o grupo de mídia Diários Associados, criado pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand.

Quase dois anos mais novo que o Diario de Pernambuco, o Jornal do Commercio é o periódico mais antigo da América Latina que nunca interrompeu a circulação.

O jornal surgiu em 1° de outubro de 1827 e atualmente faz parte do mesmo grupo de mídia do colega mais velho.

Em 1812 era fundada na Bahia a primeira revista do Brasil. Ela mesclava alguns dos assuntos que encontramos nas semanais de notícias: política, artes, literatura e ciências.

A publicação durou apenas dois números.

Conhecida como Bíblia de Gutenberg, a obra de 642 páginas foi impressa em 1455. Ela teve uma primeira tiragem de 200 exemplares.

Antes de existirem jornais diários como conhecemos hoje, as publicações tinham periodicidades diversificadas.

O primeiro jornal diário do mundo surgiu, assim como o primeiro livro impresso, na Alemanha, em 1650.

Em português, o título da publicação seria algo do tipo Notícias Recebidas.

A primeira publicação considerada uma revista também é alemã. Em 1663, treze anos depois do Notícias Recebidas, nascia na cidade de Hamburgo a Edificantes Discussões Mensais, que tratava de teologia. Ela durou até 1668. Haarlems Dagblad

O jornal mais antigo do mundo em circulação na versão impressa é o holandês Haarlems Dagblad, de 1656.

O periódico se tornou o mais velho no papel depois que o sueco Post-och Inrikes Tidningar, criado em 1645, virou uma publicação exclusivamente digital em 2007.

La Gazzetta di Mantova. Este periódico também nasceu no século 17 e é impresso até hoje na Itália. Ele é responsável pela cobertura da província de Mântua, na região norte do país, desde 1664.

Originalmente batizado de The Oxford Gazette, o jornal mais antigo do Reino Unido também é o mais velho publicado sem interrupção no mundo. Circulando desde 1665, o periódico é um dos diários oficiais de Londres. Ele publica, por exemplo, despachos de guerra como a declaração de guerra contra a Alemanha em 1939.

A revista mais antiga que existe é escocesa. The Scots surgiu em 1739, mas sua publicação foi interrompida várias vezes. Entre os assuntos principais da revista mensal estão a cultura e a história da Escócia.

Fontes: IHGB, Mundo Estranho, Guia do Estudante, Manzoni Advertising, Gruppo Espresso, National Archives, London Gazette, Ukrainian Week, ANJ, Scots Magazine, Diario do Commercio, Veja, Diários Associados, Jornal do Commercio, Biblioteca Nacional.

Fonte: Redação Super 14 de maio de 2013 - Por Jaime Mitchell

Nenhum comentário:

Postar um comentário