Audiência,
conteúdo e timing devem ser considerados; confira outras dicas
Você sabia que os e-consumidores do ambiente mobile
abandonam seus carrinhos de compras com frequência maior do que aqueles que
compram no ambiente físico? É comum que o visitante adicione itens ao carrinho,
mas desista deles antes de finalizar a compra. Os motivos desse comportamento
são os mais diversos, que vão desde esquecimento até falta de tempo e vontade
de economizar antes de decidir pela aquisição.
E os gestores de e-commerce, o que podem fazer para
diminuir essa “fuga” antes da confirmação da compra? No ambiente mobile, é
importante chamar a atenção dos consumidores, lembrando que o carrinho foi
deixado de lado antes da conclusão.
Uma das alternativas é uma notificação chamada de aviso
via “push”, mas a grande questão é garantir o envio do alerta no menor tempo
possível e sem que se torne um inconveniente.
Segundo o CEO da Viewit Mobile, César Bonadio, para se
destacar da concorrência a empresa não deve abusar dessa notificação
tradicional, e sim levar em conta 3 componentes básicos: audiência, conteúdo e
timing.
Audiência
A audiência deve ser muito bem selecionada, pois disparos
“indiscriminados” de mensagens via “push” não serão eficazes e comprometerão os
resultados. Trata-se de uma ação para reengajar os usuários, por isso, elaborar
uma base com as melhores mensagens para promover esse tipo de comunicação, por
exemplo, é uma boa ideia.
A notificação não pode ser interpretada pelo consumidor
como uma ação intrusiva, por isso é fundamental avaliar a base de clientes e
suas atividades, para determinar a melhor forma de efetuar a abordagem quando
estiverem comprando.
Outra forma de avaliar a audiência é classificar os
perfis de seus clientes agregar a eles potenciais perfis que tenham, entre outras
possibilidades: gasto um certo tempo olhando uma determinada página e depois
adicionaram item ao carrinho; procurado diversas coisas e depois adicionado
algo ao carrinho de compras; comprado um item de alto valor agregado;
adicionado diversos itens ao carrinho; lido reviews antes de adicionar ou
comprar algo; comprado anteriormente via app.
Conteúdo
Em relação ao conteúdo, a mensagem deve conter um
“call-to-action”, incentivando a compra e visando o reengajamento (oferta
customizada, recomendações baseadas no histórico de compras do cliente ou um
texto interessante que tenha a ver com o perfil do cliente).
O principal quesito, que fará toda a diferença, é a
personalização da mensagem. Algumas ações recomendadas seriam: oferecer
percentuais crescentes de desconto se os itens no carrinho ultrapassarem uma
determinada quantia; recomendar um item promocional com desconto que o cliente
possa adicionar ao carrinho sem fazer grande diferença no total a ser pago;
frete grátis se a compra for finalizada em 24 horas.
Timing
O timing tem um grande efeito sobre a comunicação, tanto
positivo quanto negativo. Para entender o que é relevante para seus clientes,
experimente enviar notificações em espaços de tempo diferentes: de 24 a 48
horas após os últimos itens terem sido adicionados ao carrinho de compras; de
24 a 48 horas após o último login no app.
Se o seu software permitir, envie a cada um dos usuários
em seus horários mais prováveis de abertura. Estudos recentes demonstram que a
otimização do timing da entrega aumenta em 15% a média de receita por usuário.
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