quinta-feira, 25 de junho de 2015

Laboratório do Sinpacel tem ensaios em papel e celulose acreditados

Acreditação vai garantir confiabilidade aos relatórios e trazer mais reconhecimento à marca do Sindicato

O Laboratório de Análises em Papel e Celulose do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel) recebeu, em junho, uma notícia que foi muito comemorada pelo sindicato e pelas empresas do setor: a acreditação dos ensaios que realiza. O reconhecimento foi concedido pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Com o novo certificado, a CGCRE garante que o laboratório atende a todos os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025 nas determinações dos seguintes ensaios: gramatura; resistência à tração a úmido; propriedades de tração – parte 2: método da velocidade constante de alongamento; índice de maciez; resistência à compressão de coluna; pintas; furos; medida do fator de reflectância difusa no azul (Alvura ISO); tempo e capacidade de absorção de água - método de imersão em cesta; e capacidade de absorção de água - método de Cobb. Além disso, o laboratório passa a fazer parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios.

Até o momento, a acreditação vale para os ensaios em papéis sanitários, como papel higiênico e guardanapo, e alguns ensaios em caixas de papelão e papel. Os demais ensaios serão avaliados futuramente para possível inclusão no escopo de acreditação. De acordo com Solange do Nascimento, engenheira química do Sinpacel, a acreditação traz ainda mais credibilidade ao laboratório. A comprovação de que os ensaios atendem à norma e utilizam métodos padronizados é muito importante para garantir confiabilidade aos resultados produzidos. Além disso, agora o laboratório poderá emitir relatórios de ensaios para empresas que participam de licitação ou fazem exportação, já que a acreditação nesses casos é uma exigência.

“Precisávamos nos adaptar para atender o mercado. Ter ensaios acreditados também dá outro status ao laboratório. Como estamos na lista dos laboratórios acreditados, temos mais visibilidade, confiabilidade e reconhecimento”, garante.

No Brasil, somente três laboratórios são acreditados para ensaios de papel: o Laboratório de Análises em Papel e Celulose do Sinpacel; o Laboratório de Papel e Celulose do Senai em Telêmaco Borba ; e o Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo (IPT).
Para atender à norma NBR ISO/IEC 17025, a equipe do laboratório do Sinpacel deu início ao processo no fim de 2013 e fechou uma parceria com o Senai no PR para contratação de consultoria do Paraná Metrologia. No fim daquele ano, o Sinpacel enviou a documentação ao Inmetro. A auditoria foi realizada em dezembro de 2014 e a acreditação veio em maio de 2015.

A engenheira química do Sinpacel conta que trabalhar para conseguir a acreditação da CGCRE foi uma decisão da diretoria, que incluiu a meta no planejamento estratégico feito em 2012. Antes de iniciar o processo de adaptação da documentação, o sindicato fez uma reforma no laboratório para uma completa adequação. O processo, segundo ela, foi longo, porque todo o procedimento é bastante técnico. 

“Fizemos diversos treinamentos com as técnicas do laboratório para melhorar ainda mais as execuções dos ensaios e atender às exigências da norma. Essa acreditação veio para coroar todo o nosso trabalho”, conclui Solange.

Para o presidente do sindicato, Rui Gerson Brandt, “a acreditação segue o proposta do Sinpacel de prestar serviços cada vez mais identificados com os interesses das empresas associadas, que buscam o melhor desempenho para os seus produtos e, consequentemente, maior presença nos mercados alcançados”.

Operando desde 1983, o Laboratório do Sinpacel realiza testes físicos em amostras de celulose, pasta de madeira, papel, cartão e papelão e desenvolve trabalhos de pesquisa na área, desde a matéria-prima até o acabamento final. A proposta do laboratório é atestar a qualidade dos materiais produzidos.

O laboratório atende todas as empresas do setor de papel e celulose e seus clientes, que engloba as empresas fabricantes de celulose e pastas para fabricação de papel; embalagens ou produtos diversos de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado; produtos de papel para usos doméstico e higiênico-sanitário; e produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado.


A equipe do Laboratório do Sinpacel é formada por uma engenheira química, responsável pelo laboratório, e três técnicas em celulose e papel, que realizam as análises de acordo com as normas da ABNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário