A internet brasileira terminou 2011 com mais de um motivo para comemorar. Além da manutenção do crescimento do número de internautas, o ano também ficou marcado pela rápida expansão do investimento publicitário online. O aumento do faturamento em publicidade vem justamente coroar um histórico consolidado da quantidade de brasileiros conectados.
O total de brasileiros com acesso em qualquer ambiente, considerando trabalho, residências, escolas, lan houses e outros pontos públicos, chegou a 79,9 milhões no quarto trimestre de 2011, segundo o IBOPE Nielsen Online. Esse número representou um crescimento de 8% sobre o mesmo período de 2010 e de 19% em relação a 2009. Nesses anos, o Brasil assistiu à transição de acessos em locais públicos para residências.
O ano passado foi o período em que a internet em domicílios mais cresceu, chegando a registrar evolução anual de 30% no mês de maio. Já há algum tempo, o acesso à internet domiciliar no Brasil vem se expandindo à taxa de cerca de 10 milhões de novas pessoas ao ano. Nos últimos dois anos, o número de pessoas com conexões domiciliares com capacidade superior a 2 Mb cresceu mais de 300%.
No primeiro trimestre de 2012, o acesso em casa ou no trabalho atingiu 66 milhões de pessoas, o que significou um crescimento de 18% sobre o mesmo período do ano anterior. Dessas pessoas com acesso, 49,7 milhões foram usuários ativos em março.
A pesquisa Internet Pop, do IBOPE Media, realizada em regiões metropolitanas, com outra metodologia, indicou que em 2011 a proporção de pessoas com acesso aumentou mais em Campinas, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília.
Com exceção de Florianópolis, em todas as regiões cresceu significativamente a proporção de usuários em domicílios, enquanto caiu o uso em lan houses. Em Campinas, do total de pessoas que acessam ainda que de vez em quando, 83% conectaram-se de casa e apenas 11% foram a lan houses. Em algumas regiões, a diminuição do uso da internet em locais públicos ainda não foi totalmente compensada pelo aumento do acesso residencial.
O crescimento do acesso à internet em domicílios no Brasil vem ocorrendo em todas as faixas de renda, e é a escolaridade que aparece como fator mais relevante. Quando se comparam famílias com renda similar, a presença de computador com internet é bem mais acentuada entre as que detêm maior nível de instrução.
A importância da educação para o interesse pela internet destaca-se mais nas famílias de renda média ou baixa, mas também produz efeitos nas faixas de renda mais alta, especialmente quando se fala em internet móvel.
O acesso por meio de plataformas móveis, como celulares, smartphones e tablets cresce ainda mais que a internet pelo computador. De acordo com a pesquisa TG.Net, do IBOPE Media, o uso frequente ou eventual de smartphones, Black Berry, iPhones, PDAs ou tablets para ter acesso à internet já chega a 30,3% dos que usaram a internet nos últimos 30 dias nas regiões metropolitanas e do interior do Sul e do Sudeste. Quando se consideram também os celulares comuns como meio de acesso, a internet móvel atinge 49,2% dos internautas da população pesquisada.
O uso de aparelhos móveis para navegar está ainda concentrado nas classes A e B e nos grupos de maior renda e escolaridade, que já têm acesso por meio de computadores. Mas as plataformas móveis se consolidam como forma de aumentar ainda mais a exposição desse público à internet.
O crescimento do mercado de consumidores na rede provoca, consequentemente, o interesse dos anunciantes. A maior prova disso é que a internet é o meio que vem recebendo o maior aumento percentual do investimento publicitário nos últimos anos.
Na comparação do último trimestre de 2011 com o mesmo período de 2010, a expansão foi de 77%, segundo o IBOPE, o que proporcionou à internet alcançar R$ 1,8 bilhão de faturamento nos três últimos meses de 2011, ou 7% do total do bolo. Um ano antes, a participação da internet era de 4,7%.
Esse movimento reflete-se na quantidade de campanhas e de banners divulgados. De acordo com o serviço de monitoramento da publicidade online AdRelevance, do IBOPE Nielsen Online, houve uma forte expansão no fim do ano.
Em dezembro de 2011, foram veiculadas 21.956 peças publicitárias na internet brasileira, 45% mais que em dezembro do ano anterior.
O setor de comércio eletrônico foi responsável pelo aumento do número de campanhas, anunciantes e banners na internet brasileira nos últimos meses de 2011, com destaque para as lojas online de moda, calçados e artigos esportivos. Mais de 5,5 mil banners de e-commerce foram divulgados em dezembro de 2011.
A atividade publicitária online no Brasil tende a se manter em alta nos próximos meses. Os últimos dados do AdRelevance já mostram que no primeiro trimestre de 2012 foram publicados 4,8 mil diferentes banners, número 41% superior ao do primeiro trimestre de 2011.
Fonte:
Artigo publicado no jornal Meio & Mensagem no dia 23 de abril de 2012
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