sexta-feira, 27 de abril de 2012

Universo da decoração se rende a novas tecnologias de impressão

Evento de serigrafia e de comunicação visual traz para o Brasil as tendências mundiais em impressão digital em vidro, tecidos e vinis decorativos

Atualmente, designers realizam os mais diversos trabalhos de impressão em seus projetos, sem a necessidade de grandes alterações na estrutura do local e com total liberdade de criação em diferentes tipos de materiais sejam eles: vidros, cerâmica, madeira, tecidos e vinis.
Casas, apartamentos, hotéis, restaurantes, escritórios e lojas – diversos são os recintos que podem ser personalizados por quem trabalha no ramo de decoração de interiores.
É cada vez mais frequente a utilização de adesivos decorativos em quartos, salas e banheiros, já a impressão na cerâmica é muito utilizada em projetos de cozinhas, e os tecidos utilizados em cortinas, sofás e almofadas também ganham imagens personalizadas.
Com o intuito de apresentar as principais novidades mundiais para este mercado, a feira de serigrafia, impressão digital, comunicação visual e sinalização – a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL – chega à sua 22ª edição, expondo todas as referências em fabricantes e distribuidores de equipamentos e substratos para o setor.
Durante os dias 18 a 21 de julho, o visitante conhecerá as últimas tecnologias em impressoras, tintas, vinis, tecidos e diversos outros materiais utilizados na decoração de interiores.
Nos estandes das empresas 3M, Alko, Aplike, Colacril, Imprimax, Plavitec e Avery Dennison, que já confirmaram presença na feira, será possível conhecer os diferentes tipos de vinis para recorte e impressão digital, que possuem grande versatilidade na decoração de ambientes.
Com eles, é possível personalizar qualquer espaço que mereça atenção especial, como paredes, móveis, objetos e eletrônicos, de forma rápida e fácil. Um dos grandes atrativos do vinil é dispensar a necessidade de pintura da parede, permitindo mudar o ambiente de acordo com a necessidade do cliente.
A Imprimax, que participa a oito anos da feira, apresentará seu mais recente lançamento, a linha DecorMax que compreende películas autoadesivas já impressas, com e sem relevo, para que o cliente escolha o desenho que melhor se adapta ao seu ambiente; ou películas brancas, que permitem imprimir a imagem desejada digitalmente, de acordo com o projeto a ser realizado. Resistentes à umidade, fogo e mofo, essas películas podem chegar a 10 anos de durabilidade em ambientes internos.
“O mercado de decoração e arquitetura é exigente e está em busca constante de produtos inovadores. Após várias pesquisas constatamos a deficiência de um produto mais prático e funcional, e por isso desenvolvemos a linha decorativa através do conceito faça você mesmo”, afirma Rosana Araújo, gerente de marketing da empresa.
Já nos estandes das fabricantes de impressoras digitais, como as empresas Agfa, Ampla, EFI, Epson, Mimaki, Océ, Roland e HP, o profissional terá acesso às máquinas que imprimem diretamente em tecidos ou em papéis para sublimação em tecido, permitindo customizar os materiais utilizados na confecção de sofás, cortinas, pufes, almofadas, tapetes, persianas e outros itens decorativos.
Como as novas tecnologias de impressão permitem o alcance de alta resolução na imagem, os decoradores podem utilizar esses equipamentos para ressaltar detalhes e cores nas estampas, garantindo sofisticação ao ambiente.
A impressão digital é também aliada para quem quer alcançar resultados diferenciados em cerâmica e vidros. Com a tecnologia, é possível customizar as peças e fazer com que o material ganhe a aparência de outros produtos, como piso de madeira, mármore e cimento queimado.
De olho nesse mercado, a EFI – que também tem presença confirmada na feira – adquiriu no início do ano a Cretaprint, fabricante espanhola que desenvolve impressoras a jato de tinta para cerâmica. De acordo com nota divulgada pela empresa, a expectativa é de que o setor de impressão em cerâmica seja responsável por 5% a 7% dos lucros da EFI em 2012.
Organizada pelo segundo ano consecutivo ano pela BTS Informa, uma das maiores promotoras de eventos e feiras de negócios do país, a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL 2012 espera receber cerca de 45 mil pessoas, em quatro dias de evento. Ao todo, serão mais de 450 marcas nacionais e internacionais expostas em área recorde de 35 mil metros quadrados, no centro de exposições Expo Center Norte, em São Paulo.
Serviço
Serigrafia SIGN FutureTEXTIL
Local: Expo Center Norte – São Paulo – SP
Dias: 18 a 21 de Julho de 2012
Horário: das 13h às 20h (sábado das 11h às 18h)
Sofisticação, versatilidade e personalização na decoração de interiores são as principais características da impressão digital de alta resolução, pois a tecnologia amplia a variedade de tamanhos e desenhos possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário