O Projeto Mercosul Digital, iniciativa de cooperação internacional entre a União Europeia e o bloco MERCOSUL, acaba de lançar o Manual de Boas Práticas para o uso eficiente do Comércio Eletrônico na internet, documento exclusivo a fim de promover a economia digital no MERCOSUL.
Destinado às micro, pequenas e médias empresas (MPMES), trata-se de um guia prático e atualizado, com dicas importantes para o sucesso do negócio na Internet nos tempos atuais.
Entre elas estão as melhores práticas de comércio eletrônico, estratégias para a promoção comercial, ferramentas para compras online, estoque, processo de devolução, troca e cancelamento, comunicação com o cliente e pagamentos.
O guia também apresenta uma padronização de indicadores de desempenho e de metodologias para comércio eletrônico que possibilita a entrada das empresas, principalmente as pequenas, neste mercado.
Além disso, oferece competências para elaborar o site das empresas, com capacidade, velocidade e estabilidade do servidor de web escolhido, capacidade de acesso proporcional à capacidade de entrega, infraestrutura de rede, bancos de dados, segurança dos dados armazenados e dos dados dos usuários, suporte a diversas versões e desenvolvedores de browsers.
O Manual de Boas Práticas em Comércio Eletrônico está disponível de forma gratuita e online no blog do projeto Mercosul Digital, responsável por sua elaboração. Para acessá-lo, basta baixar o documento em http://www.mercosuldigital.org/documentos/manual-mercosul-digital-comercio-eletronico-pmes-2011/.
O documento foi elaborado a partir de diagnósticos que permitiram identificar em cada um dos países, os cenários relacionados à prática de comércio eletrônico, os avanços na legislação que regula tais atividades, o grau de capacitação dos atores envolvidos e a comparação com outros blocos da América Latina e Europa.
Todo este trabalho serve como base para a execução de um projeto-piloto de fomento de comércio eletrônico transfronteiriço entre as pequenas empresas dos quatro países.
O projeto será executado no decorrer de 2012 e 2013 e envolverá órgãos públicos, empresas governamentais e associações privadas, voltadas ao comércio eletrônico, bem como empresas líderes do ecossistema que atenda o varejo online na região.
O piloto de comércio eletrônico transfronteiriço será embasado em boas práticas de economia digital no bloco, tais como a bem sucedida iniciativa dos Correios do Brasil no cenário de comércio exterior, o Exporta Fácil.
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